segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Marilu - Atendendo a Pedidos


Muitos  nomes compostos com Maria originaram aglutinações, geralmente usadas como apelidos/diminutivos, que com o passar do tempo ganharam status de nome independente. Podemos citar como exemplos Marinês (Maria Inês), Marilena (Maria Helena), Maristela (Maria Estela) e Marilu (Maria Luísa, Maria Lúcia ou Maria de Lurdes/Lourdes) nosso nome abordado de hoje. Além de terem em comum a origem como nome duplo e a presença do radical Mari, todos esses nomes tiveram maior destaque entre as décadas de 50/60, mas nos dias de hoje o uso diminuiu bastante. Ainda assim, o gosto por nomes que se misturam em um só não desapareceu, basta lembrar do sucesso de Malu no Brasil. Por falar nisso, não teriam Marilu e Malu muitas similaridades? Podemos até dizer que Marilu foi o Malu de gerações passadas.

Marilu surgiu primeiramente em países de língua inglesa através de Marilou, combinação de Maria e Louise, a versão francesa de Luísa que também é usada entre anglófonos. Marilou fez parte dos rankings de popularidade norte-americanos entre as décadas de 20 a 40, mas atualmente não é mais visto em crianças. Em compensação, na França ainda é lembrando: entrou nas paradas de nomeação francesas a partir de 1992 e em 2015 conquistou a posição #348.

No Brasil o auge de uso de Marilu se deu entre as décadas de 50, 60 e 70, com suas portadoras  estando mais concentradas na região sul (maior ênfase em Santa Catarina). Segundo o censo demográfico do IBGE existem 6.142 pessoas de nome Marilu no país. Está praticamente em desuso, seus registros recentes são escassos: no estado de São Paulo foi registrado 1 vez em 2015 e em 2014 e 2016 não obteve registros.

Em Portugal foi raramente usado  na maior parte do século XX (apenas 2 registros em 1973) e também nos anos 2000 (somente 1 registro em 2014 e nenhum nos anos seguintes). São dados que indicam que Marilu não caiu nas graças dos portugueses como nome próprio, talvez tenha ficado restrito ao uso como apelido/diminutivo.

Variantes: Marylu, Marylou (inglês), Marilú, Marilù (espanhol e italiano).

O seu significado varia dependendo da conjugação da qual se origina. Pode ser soberana luminosa (Maria+Lúcia) ou soberana famosa em batalha (Maria+Luísa). Através de Maria de Lourdes ou Maria de Lurdes ganha contornos religiosos (para saber mais clique aqui). Acho todos os significados fortes e bonitos.

Referências:
  • Marilu Beer - artista plástica argentina;
  • Marilu Bueno (Maria Luiza David Bueno de Lima) - atriz brasileira;
  • Marilu (Maria de Lourdes Lopes) - cantora brasileira;
  • Marilu Cabañas - jornalista e apresentadora brasileira;
  • Marilu Guimarães - política brasileira;
  • Marilu Henner (Mary Lucy Denise Henner) - atriz norte-americana;
  • Marilu Martinelli (Maria Luiza Neves Martinelli) - atriz brasileira;
  • Marilu Saldanha - autora e apresentadora  brasileira;
  • Marilù Tolo - atriz italiana.
Acham que Marilu tem chances de brilhar nos dias de hoje ou Malu é o seu sucessor natural?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, MPB Publicações, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

2 comentários: