sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Opala - Atendendo a Pedidos


Sou uma grande admiradora de nomes de pedras preciosas. Acho de uma profunda sensibilidade que a escolha do nome de uma criança seja inspirada por essas maravilhosas criações da natureza, que tanto encantam e fascinam a humanidade. Dentro desse estilo de nomeação surge Opala, talvez um dos mais ousados e exóticos nomes de gemas usados como nome próprio.

Opala origina-se do sânscrito upala, que significa jóia, pedra preciosa. Do sânscrito chega a palavra grega opallion e depois o opalus latino. Dizem que o nome Opala veio da deusa Ops, a mãe Terra, a personificação da abundância agrícola na mitologia romana e esposa do deus Saturno. Em sua homenagem era realizado o festival de Opalia, uma antiga festa tradicional romana comemorada em 25 de agosto.

A opala é uma linda pedra preciosa de energia delicada e sensível. É muito brilhante, podendo até mesmo superar o brilho do diamante. Existe em uma grande variedade de cores iridescentes, principalmente com fundo branco leitoso. É conhecida por sua surpreendente interação entre luz e cor, produzindo reflexos das sete cores do arco-íris. Várias tonalidades podem se misturar numa única opala e isso acontece porque há uma difração no interior da pedra, o que possibilita a produção de seu incrível jogo multicolorido. Para ver imagens clique aqui.

Algumas curiosidades sobre a Opala:
  • Na antiguidade acreditava-se que as opalas eram pedaços do arco-íris vindos do céu;
  • Para os gregos as opalas foram formadas a partir das lágrimas de alegria choradas por Zeus ao derrotar os Titãs; 
  • Eram consideradas pelos romanos um símbolo de esperança e vitória;
  • Há uma lenda que diz que o Criador desceu à Terra com um arco-íris para enviar um mensagem de paz e quando seus pés tocaram o chão as pedras se tornaram opalas;
  • A opala é a pedra do mês de outubro, o que a relaciona aos signos de Libra e Escorpião;
  • O aniversário de 24 anos de casamento é chamado de Bodas de Opala;
  • A maior parte das opalas produzidas no mundo vem da Austrália;
  • Em tempos idos era usada para fortalecer a visão e curar doenças dos olhos;
  • Era a jóia preferida da rainha Victoria;
  • Na Idade Média moças loiras usavam colares de opala para garantir a longevidade da cor de seus cabelos;
  • Opala é um anagrama do nome Paola;
  • No passado havia a crença de que a opala teria o poder de deixar seu portador invisível;
  • No campo metafísico atua acendendo o otimismo e aumentando a vontade de viver.
Em países anglófonos (principalmente Reino Unido e Estados Unidos), durante meados do século XIX e início do século XX, nomes de pedras preciosas estiveram na moda e Opala (na versão em inglês, Opal), brilhou nos rankings norte-americanos. Em 1904 era um dos 100 nomes preferidos para meninas. Entretanto, com o passar do tempo o encanto por Opal foi passando e a partir de 1960 saiu do top 1000. Os nomes de jóias estão renascendo e voltando às paradas de popularidade entre falantes da língua inglesa (exemplos Ruby e Pearl) e talvez Opal também tenha chances de voltar.

Entre nossos povos Opala é extremamente raro como nome próprio. Não possui registros recentes no Brasil e nem em Portugal. Também não há notícias de registros mais antigos; para terem uma ideia Opala nem aparece na base de dados do IBGE, o que significa que no Brasil de 1930 até a década de 2000 foi registrado menos de 20 vezes ou nunca foi registrado. Não faz parte da lista de nomes admitidos de Portugal. Resumindo: o uso de Opala como nome próprio é praticamente inexistente entre lusófonos.

Acredito que a existência do carro Opala tenha impedido o crescimento do nome. O Opala foi um modelo de automóvel produzido pela General Motors do Brasil, entre 1968 a 1992. Teve grande aceitação do público e se tornou um modelo consagrado. Até hoje é visto em circulação e ainda atingiu o status de veículo de coleção. Possivelmente muitas pessoas associam Opala como nome de carro e muitos até desconhecem a existência da pedra preciosa.

Vale lembrar que a partir de Opala surgiram as elaborações Opaline (versão mais internacional) e Opalina, que podem ser opções muito interessantes. Opaline tem o final -ine que transmite delicadeza e Opalina tem a mesma terminação vista em nomes familiares como Carolina, Catarina e Valentina. Ambos têm a ligação com a pedra mas estão distantes da lembrança do carro, pode ser um ponto à favor. Para quem leva esse detalhe em consideração, Opaline e Opalina podem ser boas alternativas. Acho que têm potencial para conquistar novos admiradores. Assim como Opala, também não há notícias de registros de Opaline e Opalina en nossos países.

Um detalhe: a opalina é uma pedra sintética muito apreciada e valorizada; surgiu na França em 1840. Nasceu de um erro de manufatura: repentinamente uma mistura de areias destinada à fabricação de uma massa de cristais apresentou um colorido que lembrava a opala que, como já vimos, é a pedra conhecida por possuir as cores do arco-íris. Por isso a pedra ganhou o nome opalina. Também se parece com outra pedra preciosa existente na natureza, a pedra da lua, sendo também conhecida como pedra da lua sintética.

Referências:
  • Opal Kunz (1894-1967) - aviadora americana, foi a primeira mulher piloto a competir com homens;
  • Opal Carew - escritora canadense;
  • Opal - personagem da série de desenho animado Steven Universe;
  • Opaline Devereaux (1912-2000) - enfermeira norte-americana, foi a primeira enfermeira afro-americana a obter mestrado pela Universidade de Oklahoma;
  • Rosemary Opala (1923-2008) - artista, escritora e enfermeira australiana.
Sou apaixonada pela pedra opala, acho linda sua fusão de cores, é a visão de um arco-íris dentro de uma pedra preciosa, simplesmente mágico! E essa magia se transfere para o nome próprio Opala, tão incomum, tão precioso! Por ter o uso tão raro, é indicado para pessoas inovadoras, que não têm medo de quebrar barreiras! Pais com espírito livre e alma hippie. Sua sonoridade é agradável e sua grafia é fácil, porém marcante. Além disso é mais uma opção de nome feminino iniciado pela letra O, que não são muitos. Opaline e Opalina também são alternativas muito viáveis. É nome de carro, mas e daí? Antes de ser nome de carro, é nome de pedra preciosa, aliás uma das mais belas entre todas!

Que opinião têm sobre Opala? E o que acham de Opaline e Opalina?

Para conhecer mais nomes femininos de pedras preciosas clique aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, A Tua Vida nos Astros, Behind the Name, Cristais de Curvelo, Heart Jóias, IBGE, IRN, Jornal A Relíquia, Nameberry, Once Upon a Time Baby Names, Pipper Jóias, SPIE, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Entre Opala, Opaline e Opalina creio que Opaline seria o mais bonito. Apesar de este nome estar muito bem defendido, com argumentos de peso, eu não senti que este fosse um nome para entrar na minha lista...apenas um pormenor me tocou: ser o anagrama de Paola, nome que gosto muito. E Opaline faz-me lembrar Pauline. Viva a diversidade dos nomes próprios! Sou grata à equipa do BlogDosNomes por nos brindarem com tantas alternativas de nomes. Bem hajam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nós tb somos gratos pela sua sempre tão agradável participação Csof! Obrigada ;)

      Excluir
  2. Não gosto muito da sonoridade de Opala, mas, no geral, o nome é muito bonito e tem bastante personalidade. Ótimo texto!

    Se possível, façam um post com compostos e duplicas para o irmão ou Irmā para Samuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos fazer sim Maria. Pelo que entendi seria um post para compostos com Samuel e outro para pares de irmãs/os, certo?

      Excluir
  3. Eba!!! Estava esperando esse post!!!
    Sou apaixonada por esse nome, que eh possivelmente meu preferido das pedras preciosas. Eh um nome bem ousado e unico, o que costuma se dar no geral com nomes de pedras preciosas, a diferenca eh que Opala nao eh tao obvio como Safira, Rubi ou Esmeralda. Eh aquele nome que vc nunca parou para pensar, o tipico "primeiro estranha-se depois entranha-se". Para mim a gema preciosa vence a associacao do carro. Gosto de Opalina tambem, que realmente fica mais delicado, mas ainda prefira o literal Opala.

    ResponderExcluir
  4. Isso. Obrigada!

    Não tinha visto que o corretor havia trocado, Corrigindo : Duplinhas*.

    ResponderExcluir
  5. É um nome muito bonito!

    Podem fazer um post sobre Sarina e outro com nomes a terminar em -ia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista de nomes que fiz antes de nascer a minha filha era assim: todos os nomes terminavam em ia! Enquanto bebé ela se chamava Ia e ainda agora a tratamos assim. Sofia, Emília, Marília, Maria...eram pelo menos 10 nomes. Já não me lembro. A dúvida foi entre Sofia e Emília. Sofia ganhou!

      Excluir
    2. Lembrei -me dos outros nomes terminados em ia: Hélia, Dália, Glória, Júlia, Acácia. Também são bonitos Alícia, Amélia, Lucía, Ofélia, Patrícia, Cecília, Antónia e Geórgia. Há muitos mais... Boa sorte na sua escolha!

      Excluir
    3. Apenas sou uma admiradora de nomes e gostei muito da sua escolha :) . Independentemente da popularidade, Sofia é lindo!

      Excluir
    4. Podemos sim, mas o post sobre nomes terminados em ia (que são muitos!) vamos desmembrar em vários posts, dessa forma: nomes terminados em lia,em nia,em cia e por aí vaí.

      Excluir
  6. Este artigo está muito bom, é fantástico descobrir nomes "secretos" e carregados de beleza, desconhecia Opala como nome próprio e adorei.

    ResponderExcluir
  7. Gostei não. Acho um nome muito estigmatizado por conta do carro...

    ResponderExcluir
  8. Não acho que tenha uma sonoridade apelativa mas acho a grafia bonita.

    ResponderExcluir
  9. A terminação "pala" não me agrada muito, porquê era uma gíria entre o pessoal da faculdade, para mentira (tem até no dicionário informal) e tbm tem a questão do carro "Opala"...mas Opaline acho um amor! Geralmente, nomes terminados em "ine" tem esse "q" de ternura e suavidade - torna o nome tão feminino. Opalina eu já não vi tanta graça assim...esse "lina" não me conquistou tanto rs. Gosto de ver nomes iniciados com letras que não são tão usuais como "o", "u", "x", "z".
    Opal não acho que seja muito bem visto no Brasil, acho que seria alvo de algum tipo de zoação...
    Gostei muito de saber sobre essa pedra preciosa, principalmente as relacionadas a mitologia! O fato de ser um anagrama de Paola tbm é mto foi um fator muito interessante. Gostaria de ver uma Opaline por aí! ^^

    ResponderExcluir