quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Angélica


Angélica, um nome que automaticamente nos transporta para o celestial universo dos anjos. Uma associação bonita que transita entre o etéreo e o divino. Sua origem está no latim angelicus e significa angelical, da natureza dos anjos ou ainda pura como um anjoA palavra latina surgiu a partir do grego angelos, que significa mensageiro; com o tempo os angelos adquiriram o significado de mensageiro de Deus, ou seja, um anjo. Sem dúvida lindos e inspiradores significados que enternecem e encantam.

Além do sentido angelical, Angélica é ainda um nome florido! A flor angélica é delicada, muito perfumada e bela. Conhecida em todo o mundo por seu potencial ornamental e principalmente pelo intenso aroma de suas flores, a angélica é apreciada em muitas culturas, principalmente em cerimônias de casamento e em rituais religiosos. Para os indianos representa a pureza e a cura. Por possuir um envolvente perfume é frequentemente utilizada na indústria cosmética. Seus outros nomes são tuberosa e jacinto da Índia. Em um sentido simbólico o significado das flores angélica é harmonia, união e paz.

Sua outra conexão é com o mundo literário (que inspirou seu uso como nome feminino): Angélica é uma das principais personagens dos poemas épicos da literatura renascentista italiana, Orlando Innamorato (1495, de Matteo Boiardo) e Orlando Furioso (1516, de Ludovico Ariosto). Os dois poemas apresentam a bela princesa pagã Angélica, alvo do interesse amoroso do protagonista Orlando. As obras são consideradas grandes épicos heróicos românticos. A personagem foi retratada várias vezes em pinturas baseadas na obra de Ariosto. Passou a ser usado como nome próprio a partir do século 18 e ainda hoje é popular na Itália (fez parte do seu Top 50 mais recente). Nos Estados Unidos seu auge aconteceu na década de 90; em 2016 ocupou a posição #508 no ranking americano.

No Brasil é um nome bem aceito (o IBGE estima que existam 123.609 Angélicas brasileiras) e seu uso foi discreto até a década de 70; a partir dos anos 80 houve uma grande alta em seu número de registros que atingiu seu ápice na década de 90. Certamente muitos pais foram influenciados pelo sucesso da então apresentadora infantil Angélica, que justamente nessa época explodia na mídia como uma das artistas mais famosas do país. Mas a partir dos anos 2000 o nome sofreu uma queda considerável (de 43.537 registros passou para 11.757) e foi perdendo terreno. No ano de 2016 recebeu 33 registros no estado de São Paulo; a versão sem acento, Angelica, foi registrada 38 vezes.

Em Portugal também teve boa receptividade: durante o período de 1930 a 1980 sempre foi recebendo por volta de 20 a 50 registros por ano, tendo maior destaque durante os anos 20 e 30 e anos 70. Em 2016 foi registrado 14 vezes. 

Outros Idiomas: Angelica (italiano, inglês, romeno), Angélica (espanhol), Angelika (alemão, polonês, eslovaco, tcheco), Angelique (holandês), Angélique (francês).
Variante: Anjelica (inglês).

Referências:
  • Angelica Kenova - modelo russa;
  • Angélica Ksyvickis - apresentadora e atriz brasileira;
  • Angélica María - atriz mexicana;
  • Angélica Vale - atriz, comediante e cantora mexicana;
  • Angelika Kauffmann (1741-1807) - pintora suíça;
  • Anjelica Huston - atriz norte-americana;
  • Maria Angélica de Sousa Queirós (1842 -1923) - proprietária rural e aristocrata brasileira; a Avenida Angélica (em SP) foi nomeada em sua homenagem;
  • Maud Angelica Behn - primeira filha da princesa da Noruega Märtha Louise e de seu marido, o escritor Ari Behn.
Dentro do grupo dos nomes que têm o toque dos anjos, para mim Angélica parece mais contemporâneo que Ângela e mais carismático que Angelina. E ainda é o único dos três que também é nome de flor! Angélica, tão florido, tão feminino, tão poético! Ele anda um pouco esquecido em nossos países, mas têm muitas qualidades para ser mais lembrado. Afinal, não seriam as crianças também anjos? E que nome melhor para uma menina anjo que não o angelical Angélica?

Para conhecer mais Nomes de Anjos clique aqui.
Para conhecer mais Nomes de Flores clique aqui e aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Vamos Receber, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Jesus!! que texto lindo! vou guardar para sempre.... Patrícia, vc se superou nessa pesquisa! Parabéns
    Eu, como amante da onomástica, já tinha e tenho pesquisado muito sobre meu nome e ainda assim, me deparei com novidade no aspecto literário. Até conheço o soneto de Gregório de Matos, mas só...

    Não sei se Angélica já esteve alguma vez no top 100 no Brasil, apesar dessa aparente impopularidade, gosto disso, gosto de ter um nome raro e tão cheio de simbologias e belos significados. Espero que continue assim. rs
    Enfim,... o que mais pedir em um nome? nada... rs
    abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah... como não falar... a fotografia escolhida está perfeita!

      Excluir
    2. Obrigada Angélica 💜 Fico feliz que tenha gostado do post ☺

      Excluir
  2. Angélica lembra-me tanto a pirralha dos Rugrats que quebra o encanto e não me soa feminino e tranquilo, mas o oposto. Bom post, e Ludovico/ Ludovice é nome curioso.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito, e ainda mais por ser nome de minha bisavó!

    ResponderExcluir
  4. Adorava Angelica quando era criança agora detesto.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O nome Angélica significa pura como um anjo. É muito lindo, feminino, delicado e romântico. Soa bem poético!👼🏻🌷💜

    ResponderExcluir