segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Ludmila - Atendendo a Pedidos


Ludmila é um nome interessante. É ao mesmo tempo imponente e meigo, tem uma grafia forte e altiva que casa muito bem com sua sonoridade agradável, finalizada pela graciosa terminação em mila. Em minha opinião é um nome cheio de personalidade e com potencial para ir longe nos tops de popularidade atuais.

A origem de Ludmila é eslava e seu significado é amada pelo povo ou querida pelo povo, a partir dos elementos eslavos lyudu (povo) e milu (amada, querida).  Adoro o significado de Ludmila, acho muito simbólico e me faz pensar em uma líder revolucionária e corajosa que conta com o carinho de sua nação.

É um nome eslavo clássico amplamente utilizado na Rússia, Ucrânia, Búlgaria e República Tcheca. Também se destaca na Argentina, chegando a fazer parte de seu top 20 em 2009.

Uma das figuras responsáveis pela popularização do nome foi Santa Ludmila (860-921), duquesa da região da Boêmia no século X e venerada como santa e mártir pelos católicos ortodoxos e romanos. Avó de São Venceslau, conhecido como o Bom Rei, Ludmila era muito piedosa e dedicada à fé cristã. Após a morte de seu marido, o duque Borivar, distribuiu a maior parte de seus bens entre os pobres. Foi assassinada sob ordem de sua nora Drahomira, uma princesa pagã que estava incomodada com a propagação do cristianismo promovida por Ludmila. Pouco tempo após sua morte foi canonizada. Santa Ludmila é considerada a padroeira da Boêmia e é celebrada em 16 de setembro.

Outras línguas: Ludmilla, Lyudmila (búlgaro), Ludmila (polonês), Ljudmila (esloveno), Lyudmyla (ucraniano).

Mesmo com sua origem nos distantes países eslavos, Ludmila tem grafia e sonoridade facilmente adaptáveis ao uso por falantes da língua portuguesa, mas é um nome que, de modo geral, ainda não entusiasma os lusófonos. No Brasil sua frequência é de 23.907 pessoas (e o IBGE também informa a existência de 2.744 Ludmillas),  número que podemos considerar modesto quando comparado a enorme dimensão do país. Só começou a ser mais notado a partir dos anos 80 e aos poucos vai ganhando mais registros, atingindo seu melhor momento na atualidade. A maior parte de suas portadoras está no estado de Goiás. Em 2016 foi registrado 40 vezes no estado de São Paulo; a grafia Ludmilla recebeu 45 registros. Ludmila não é e nunca foi um nome de popularidade explosiva no Brasil, mas sua trajetória, apesar de discreta, é estável e ascendente.

Ludmila consta como aceito pela lista de nomes autorizados de Portugal, ou seja, pode ser usado livremente mas os portugueses não têm demonstrado interesse no nome ao longo dos anos. Para terem uma ideia, durante todo o período que vai de 1920 a 1980, Ludmila só conseguiu registros durante a década de 70, mesmo assim foram poucos: 26 no total. E nos dias de hoje o cenário continua o mesmo: somente 2 registros em 2016. Será que algum dia Ludmila poderá ter uma acolhida mais amigável em Portugal? Torço para que sim!

Referências:
  • Ludmila Belousova - ex-patinadora artística russa;
  • Ludmila Cervanová - tenista tcheca;
  • Ludmila Dayer - atriz e produtora brasileira;
  • Ludmila Engquist - velocista e campeã olímpica sueca;
  • Ludmila Manicler - futebolista argentina;
  • Ludmila Pagliero - bailarina clássica argentina;
  • Ludmilla - cantora e compositora brasileira.

Vejo Ludmila como um nome que mescla seriedade com graciosidade; tem presença e naturalmente se faz notar. Para quem gosta de apelidos/diminutivos, através de Ludmila temos Lud, Lu e Mila, opções muito simpáticas. Gosto muito de Ludmila, acho que é um bonito nome com muitas qualidades.

E vocês, o quem acham de Ludmila?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, Epifania, IBGE, IRN, Nameberry, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Ludmila é um bonito nome. O que me chama a atenção é a musicalidade e isso é uma característica /qualidade importante para mim.
    Ainda não sei o motivo, mas eu sempre confundo Ludmila com Domitila. kkkk gosto dos 2. kkk

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante mas não chego a gostar

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui muito fã do meu nome. No período da alfabetização senti dificuldade para aprender, tanto que lembro-me de minha mãe contar uma estória relacionada as minhas reclamações ao escrever quando criança.
    Tive minhas vantagens: sempre fui única em sala de aula.
    Ludmilla também foi o nome de batismo de minha mãe.
    Gosto dos meus apelidos: Lud, Lu, Dude, Milla, Dimilinha, Dimi.

    Amo o significado!

    Mas uma observação: não daria este nome a minha filha.

    ResponderExcluir
  4. aaaaaaaaaa antes eu nn gostava do meu nome, agora que comecei a gostar, mas ainda acho horrivel de se pronunciar

    ResponderExcluir
  5. odeio meu nome, mas curto muito que me chamam de lu :)

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostava do meu nome por não saber o real significado,achava a pronúncia muito longa e difícil de se escrever. Todavia, ao saber a história por trás do nome acabei gostando do meu nome.

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto mt do meu nome a pronúncia é mt longa, mas adoro quando me chamam de Lud

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre gostei do meu nome mas nunca escrevem certo por acharem que é o nome comum ludmilla e não é ludmylla eu gosto quando me chamam de lud, Lu e ludmaila bem legal esses apelidos e sempre fui a única na minha sala a ter esse nome e até bom pq vc não se confunde se alguém te chamar e escutou seu nome vc ja sabe que é para vc não para outra pessoa

    ResponderExcluir