quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Márcio - Atendendo a Pedidos


Certamente muitos de nós conhece ou já se deparou com algum Márcio, é um nome familiar entre nossas populações. Alcançou alta popularidade em décadas passadas e marcou uma geração. Suas raízes estão fincadas no grandioso Império Romano, possuindo forte conexão com esse importante período histórico.

Márcio é a forma portuguesa de Marcius, antigo nome de família romano derivado do nome próprio Marcus, que tem sua origem em Marte, o mitológico deus da Guerra. O significado de Márcio seria então consagrado ao deus Marte, guerreiro. Na variante Martius, era o nome que os antigos guerreiros latinos invocavam Júpiter no começo de um combate. Júpiter era o rei dos deuses romanos e pai de Marte. Uma das pessoas mais conhecidas historicamente com este nome foi Anco Márcio, um dos lendários reis de Roma. Significado e história que indicam um homem corajoso e determinado.

Com o passar do tempo, Márcio também passou a ser utilizado para indicar aqueles que nasciam no mês de março (mais uma referência ao deus Marte).

Curiosidades: Além de Márcio e MarcosMarcelo, MárioMartim também foram nomes criados em honra ao deus Marte, o que os relaciona entre si. Além disso, todos são nomes intimamente ligados ao signo de Áries/Carneiro, por Marte ser o regente do signo (para saber mais clique aqui).

Outras culturas: Marcius (antigo romano), Marcio (espanhol), Marzio (italiano).


No Brasil é um nome de grande expressão possuindo a alta frequência de 468.046 pessoas assim chamadas, estando seus portadores mais concentrados no estado do Rio de Janeiro. Seu ápice de popularidade aconteceu na década de 70 e continuou forte nos anos 80, mas nas décadas seguintes foi perdendo terreno e seus números de registros caíram bruscamente, tornando Márcio um nome datado (associado a um período específico). Em 2016, no estado de São Paulo, Márcio obteve 38 registros e a versão não acentuada, Marcio, foi registrada 75 vezes.


Em Portugal a trajetória de Márcio é curiosa: até a década de 60 era um nome inexistente no país, sem nenhum registro, mas a partir de 1970 começou a ser notado. Primeiro de forma discreta, com média de 25 registros por ano, mas em 1978 seus números disparam para 264 registros e em 1979 explode para 852! Uma alta fenomenal que consolidou Márcio como um nome da moda na época. Em 1980 a euforia passa e seus números caem para 327 registros no ano, com trajetória posterior semelhante à do Brasil. No ano de 2016 Márcio foi registrado 22 vezes em terras lusas.


Referências:

  • Márcio Garcia - apresentador e ator brasileiro;
  • Márcio Gomes - jornalista e apresentador brasileiro;
  • Márcio Greyck - cantor e compositor brasileiro;
  • Márcio Santos - ex-futebolista brasileiro.
Márcio ficou muito associado aos anos 70/80 e talvez para os dias de hoje não tenha mais o frescor de outros tempos, mas não deixa de ser um bom nome. Têm uma sólida origem e considero a ligação com a mitologia um de seus trunfos

O que acham de Márcio?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Significado do nome Dimitri, por favor!
    Acho um espetáculo esse nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O significado de Dimitri é "aquele que pertence à deusa Deméter, ou aquele que pertence à mãe-terra".

      Excluir
  2. Márcio não gosto, nem Martim, nem Marcelo...detesto. Mas o engraçado é que gosto de Márcia, deste sempre gostei embora só conheça uma e adulta. Em Portugal parece que não pegou. Agora Mário, esse sim, eu gosto.

    ResponderExcluir
  3. Conheço um, não me diz muito. Prefiro Marco mas também não gosto.

    ResponderExcluir
  4. manoelmarcioteixeirabello

    ResponderExcluir