segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Morena


Morena FlorMorena Tropicana, a graciosa Morena que canta e encanta! A linda Morena que ginga e balança! Morena é um nome cheio de bossa, descontração e estilo! Me faz lembrar a natureza, com um dia ao caminhar com os pés descalços em meio à folhas e frutos ou um refrescante banho de cachoeira. Mescla o apelo do novo, do original com uma base familiar. É mais um literal que conhecemos tão bem como uma palavra vista em nosso dia a dia, mas que como nome próprio é pouco lembrado para nossas meninas. Acho que Morena tem forças para virar esse jogo: é um nome cheio de vida que merece um olhar mais atento.

Sabemos que morena é o termo utilizado para designar as mulheres com tom de pele de cor acastanhada, marrom, de tonalidade mais escura. E a cor castanho tem uma bonita simbologia: é a cor da terra, da madeira, inspira conforto, estabilidade, simplicidade. Faz lembrar o outono e pôr do sol. Nesse sentido, os nomes BrunaMaura tem o mesmo significado de Morena.

Além do significado literal, em sites como o Nameberry  é levantada a hipótese que Morena seja uma variante de Maureen, que por sua vez é uma variação irlandesa de Maria. É uma ideia que faz sentido, já que o nome Morena possui representantes fora do contexto dos países de línguas latinas. Basta levar em conta a existência de Morena Makar -snowboarder croata, Morena Taraku -Miss Kosovo 2010 ou Morena (Margaret Camilleri), cantora nascida em Malta. Há quem defenda também  que Morena tenha se originado a partir do sobrenome espanhol De la Morena, inicialmente usado em referência à Sierra Morena, cordilheira localizada ao sul da Espanha.

Morena não tem feito parte das escolhas mais convencionais em nossos países; certamente é visto como um nome de estilo mais alternativo, com pegada hippie e exótica. Em Portugal não obteve nenhum registro entre 2015 e 2016, certamente porque até meados de 2017 não era admitido, mas recentemente houve uma grande abertura na lista do IRN e agora Morena já pode ser registrado sem restrições por todos os portugueses.

No Brasil o uso é pequeno: sua frequência é de apenas 616 pessoas em todo território brasileiro, o que denota sua raridade. Entrou em uso desde os anos 30 e sua maior alta ocorreu na década de 80; teve uma queda significativa nos anos 90 mas demonstra sinais de recuperação na década de 2000. Suas portadoras estão mais concentradas nos estados do Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro. No ano de 2016 recebeu 14 registros no estado de São Paulo; no ano anterior foram 17 registros. Aqui estão alguns dos compostos registrados em 2015, onde Morena marcou presença como primeiro e segundo elemento  - Morena Flor, Sophia Morena, Morena Clara, Alice Morena, Mel Morena, Manuela Morena, Larissa Morena, Maytê Morena, Júlia Morena, Nina Morena, Maria Morena, Ísis Morena, entre outros.

Como citado no início do texto, a beleza  alegre e tropical de Morena é uma fonte de inspiração para grandes compositores e intérpretes, é fácil lembrar de músicas que levam o nome e cito: Morena Flor (Vinícius de Moraes), Morena Rosa (Dorival Caymmi), Morena Tropicana (Alceu Valença), Marina Morena (Emílio Santiago), Morena (Marcelo Camelo) e Morena de Angola, composta por Chico Buarque e imortalizada na voz da inesquecível Clara Nunes. Poesia é o que não falta para Morena!

Referências:

  • Morena Baccarin - atriz brasileira radicada nos Estados Unidos;
  • Morena Gallizio - ex-esquiadora italiana;
  • Morena Martinez - jogadora de vôlei argentina;
  • Nina Morena Motta - atriz brasileira filha da atriz Marília Pêra e do jornalista e produtor musical Nelson Motta;
  • Morena - vivida pela atriz Nanda Costa, foi a personagem principal da novela Salve Jorge, exibida entre 2012/13 pela Rede Globo;
  • Morena Clara - novela venezuelana exibida em 1993. No Brasil recebeu o título de Caminhos do Amor.
E ainda temos Morena Mariah, filha da atriz Solange Couto e Morena Rosa, marca de roupas femininas.

Os nomes literais por si só tendem para o ousado e com Morena o panorama não é diferente. Mas será que Morena é tão diferente assim? Basta trocarmos a inicial M por L e temos Lorena, nome bem conhecido e querido por muitos. E o que dizer de Clara? Branca? Bianca? Também literais (no caso de Bianca, em italiano) e que remetem para uma cor. Como disse a Joana Recharte em seu post sobre Moreno, pode ser por falta de hábito que ocorra a pouca associação de Morena como nome feminino. Vamos lembrar de Morena! É um nome vibrante, charmoso, que tanto pode ficar bem como nome simples como pode brilhar em compostos.

Que percepção têm de Morena?

Para conhecer mais Nomes Hippies Femininos clique aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, Priberam, Significados das Cores, SPIE, Surname db, Wikipédia.


18 comentários:

  1. Para mim é um nome bonito, moderno e feliz. Que nasçam muitas morenas, de pele clara ou não. Gosto de Nina Morena, Morena Rosa, Maria Morena ou simplesmente Morena

    ResponderExcluir
  2. Mais um post excelente Patrícia. Morena não me dizia nada até ler este texto e achei os compostos deliciosos. Sim senhora, Morena merece mais atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia ❤ Os compostos são mesmo uma graça, gostei de vários!

      Excluir
  3. Mais feliz ainda com minha escolha! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Minha filha é Julia Morena.
    E hj lendo amei mais ainda, e ela é de pele clara.

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro da Morena Baccarin citada no texto!Ela é uma diva! Seria legal Lorena e Morena como irmãs (já que a única diferença é a inicial) como está no texto :)
    O Ivan acha literal demais! Eu lembro do livro "a moreninha", mas o nome mesmo da protagonista era Carolina :)
    Eu acho uma fofura de nome! Parabéns aos papais que escolheram esse nome!

    ResponderExcluir
  6. Minha filha se chama Morena (sem compostos). Tem 2 aninhos, é linda!... e sua personalidade reflete as características do seu nome: Ela é vibrante, graciosa, delicada,feliz. Quando estava grávida e soubemos que era menina, esse nome surgiu pra nós dois (eu e meu marido) com muita força, nenhum outro nome nos agradava tanto. Temos muito orgulho da escolha que fizemos. Adorei sua descrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Li seu comentário, e quero pedir ajuda haha
      Estou grávida e quero muito esse nome, mas tenho ouvido muitas coisas que me deixam insegura. Minha primenira filha se chama Linda, queria um nome tão autentico quanto...
      Depois que ela nasceu, você ouviu algo que tenha chateado você? Se arrependeu em algum momento? SOCORRO kkk

      Excluir
  7. Estou grávida de 7 meses e o nome da minha filha será Marina Morena.
    Sou apaixonada por esse nome!

    ResponderExcluir
  8. Olá, somos cariocas mas moramos em Lisboa/ Portugal, minha filha está grávida de sete meses e o nome da minha primeira neta será Morena Flor, portanto entrei na internet pra procurar bordados e acabei me deliciando com esse lindo blog. Parabéns pela matéria e saiba que fez uma barriguda chorar de emoção!!! Fui pesquisar aqui em Portugal e descobri que agora podemos colocar o nome Morena Flor pq já foi previamente aprovado por cá. Beijinhos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, parabéns pela netinha e muito obrigada pelo carinho 😍 Morena Flor é um composto muito gracioso, bela escolha! 🌹💐💛

      Excluir
  9. Escolhi este nome para minha filha com muito amor Morena Clarah ela nasceu em 2011. E considero o nome dela uma eterna poesia.

    ResponderExcluir
  10. A minha filhinha será Morena Ágatha... Nome lindo.Seu texto é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  11. Eu e minha irmã Temos Morena no nome ♥️♥️😍😍

    ResponderExcluir
  12. Minha filha se chama Morena, sou apaixonada por esse nome!

    ResponderExcluir
  13. Que lindo!!!! Minha filha se chama Morena. Todo mundo elogia o nome, Morena é graciosa, delicada, autêntica. Deixa encantos por onde passa. Não me arrependo da escolha do nome. Hoje, Morena tem 4 anos.

    ResponderExcluir
  14. O nome da minha filha vai ser Sophia Morena🤰😍

    ResponderExcluir