quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Dimitri - Atendendo a Pedidos


O charmoso Dimitri é uma das variantes masculinas que nasceram a partir do nome da deusa grega Deméter, a divindade mitológica associada à agricultura.  Dimitri vem das distantes e geladas terras russas e traz consigo o atraente mistério dos nomes eslavos.

Dimitri é uma variação ortográfica (surgida na igreja eslava) do nome Dmitriy, forma russa de Demetrius, que por sua vez é a versão latinizada do grego Demetrios, nome derivado de Deméter, a deusa grega da terra cultivada, da agricultura e colheita. O significado de Deméter é mãe terra, dessa forma o significado de Dimitri pode ser entendido como filho da mãe terra, consagrado à mãe terra ou seguidor de Deméter. Bonitos significados que remetem para a natureza, a mitologia e sugerem uma pessoa ligada às questões ambientais. Também é uma boa pedida para meninos nascidos sob os signos do elemento terra (TouroVirgem e Capricórnio ).

Outras variantes russas: Dmitri, Dmitrii, Dmitriy, Dmitry

Versão em português: Demétrio

Vários reis da Macedônia tiveram esse nome e também vários santos. O destaque vai para Dimitri Solunski (para nós São Demétrio da Salônia), um dos mais importantes santos da igreja ortodoxa russa. Ele foi o responsável por popularizar o nome Dimitri pela Europa durante a Idade Média.

Primeiramente Dimitri se espalhou pela Europa Oriental, mas em épocas mais recentes os franceses o descobriram e o nome tem tido um relativo sucesso no país. Foi introduzido na França por volta da década de 70 e até 2001 esteve presente no top 100 francês, entretanto vem perdendo fôlego e em 2015 ocupou a posição #313. Atingiu seu auge de uso em 1989 (47° lugar) e a média de idade dos franceses chamados Dimitri é de 27 anos.

Nos Estados Unidos seu desempenho é tímido e só se fez notar a partir da década de 90 - possivelmente por influência do filme de animação Anastasia, lançado em 1997. Nessa produção o príncipe de nome Dimitri é um dos personagens centrais (o ator John Cusack emprestou sua voz para o personagem). Em 2016 Dimitri ocupou a posição #944 no ranking norte-americano.

No Brasil existem 1.736 pessoas de nome Dimitri, segundo o censo do IBGE. Seu uso sempre foi pequeno ao longo dos anos, mas na década de 2000 teve uma alta expressiva com 822 registros, ou seja, a maior parte dos Dimitris brasileiros nasceu nesse período. Seus portadores são encontrados mais facilmente no Distrito Federal. No estado de São Paulo foi registrado 32 vezes em 2016. Por esses dados acredito que há uma maior propensão de mais pais escolherem Dimitri para seus pequenos na atualidade, mas o nome ainda continua com seu ar de exclusividade e originalidade.

Como já desconfiava, até bem pouco tempo Dimitri não fazia parte da lista de nomes admitidos de Portugal, por isso seu uso foi limitado no país. Em 2016 não foi registrado nenhuma vez e em 2015 conseguiu 2 registros. A partir do final de 2017 Dimitri passou a ser aceito e talvez possa ser mais registrado a partir de agora.

Referências:

  • Dimitri Kirsanoff (1889-1957) - cineasta russo;
  • Dmitri Mendeleev (1834-1907) - químico e físico russo criador da tabela períodica de elementos;
  • Dimitri Mitropoulos (1896-1960) - maestro, pianista e compositor grego;
  • Dimitri Tiomkin (1894-1979) - compositor ucraniano.
Existe ainda a colônia masculina Dimitri do grupo O Boticário. No site da marca é descrita como uma fragrância inovadora, indicada para pessoas de atitude.

Poderiam crianças brasileiras ou portuguesas sem laços de descendência russa receber o nome Dimitri? Claro que sim, afinal Ivan, Yuri, Vladimir, Igor, entre outros, são nomes russos já estabelecidos em nossos países, têm boa receptividade e fácil adaptação à língua portuguesa. Acho que Dimitri tem qualidades suficientes para agradar nossos povos. Tem presença forte mas ao mesmo tempo tem uma certa delicadeza e leveza muito simpáticas. Também o acho alegre e muito mais jovial que Demétrio. É um nome cheio de potencial mas ainda subutilizado. Para quem gosta de nomes pouco usados é uma opção a se considerar.

Usariam Dimitri?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Le Journal des Femmes, Nameberry, O Boticário, SPIE, Wikipédia.

17 comentários:

  1. é muito charme para um nome só!! Lindo! apesar do perfume da boticário...

    ResponderExcluir
  2. Dimitri tem seu charme. Adoro a sonoridade e elegância do nome, cogito usar um dia.

    ResponderExcluir
  3. Nome maravilhoso, transmite amor, felicidade, paz!
    Amoooo

    ResponderExcluir
  4. Lindoooo, amo esse nome e coloquei no meu filho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU NOME É DIMITRI E EU SOFRO DESDE DE 2008, POR QUE FEZ ISSO COM SEU FILHO MOÇA?

      Excluir
    2. que sofrimento???? bullying

      Excluir
  5. Sempre fui apaixonada desde a adolescência por esse nome, e agora com 35 anos estou gerando meu Dimitri...

    ResponderExcluir
  6. Meu filho Dimitri completa 30 anos no dia 07 de dezembro de 2021

    ResponderExcluir
  7. E muito lindo, com certeza usaria em um filho, estou grávida tô pensando em colocar Christopher se for menino, e Kimberly se for menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, pra que essa breguice de nomes estrangeiros cheios de enfeites?

      Excluir
  8. Kimberley é muito clichê e enjoativo

    ResponderExcluir
  9. Nome lindo!!! Do meu filho

    ResponderExcluir
  10. Nome lindo. Prefiro a forma gráfica Dmitri, com o D mudo, como chamamos aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Meu filho se chama Dimitri, tem 14 anos🥰 Quando estava grávida, procurei num livro de nomes e eu queria com a letra D, quando vi foi amor à primeira vista e o significado era “amante da terra”
    Simplesmente maravilhoso🤩

    ResponderExcluir
  12. Meu filho nasceu e eu coloquei esse nome. Dmitri.

    ResponderExcluir