segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Donatella - Atendendo a Pedidos


Donatella é mais um dos nomes que guardam o inconfundível sabor italiano. Longo, marcante e com um toque fashion, é uma opção que por enquanto é pouco lembrada dentro dos nomes italianos para meninas, estilo apreciado por muitos.

Donatella é o diminutivo italiano de Donata, a versão feminina de Donato, nome que se origina do latim donatus e significa dado, presenteado. Acho esse significado muito bonito e especial, indica que uma menina chamada Donatella seja como um presente divino para seus pais e todos que a cercam.

Na Itália há o culto a santa Donatella (também chamada Donatilla), jovem mártir que viveu durante o período de perseguição aos cristãos imposto pelo imperador Diocleciano. É celebrada em 30 de julho.

O uso mais expressivo de Donatella se dá em seu país de origem; em outros locais é quase que inexistente. De acordo com o site Nomix, existem 73.747 mulheres chamadas Donatella na Itália e é o 179° nome mais comum no país. Apesar de existir no Brasil uma grande colônia italiana, parece que Donatella ainda não foi descoberto. Segundo o censo do IBGE existem apenas 42 Donatellas brasileiras (e há também 52 Donatelas). São Paulo é o estado onde suas portadoras estão concentradas e nesse local, no ano de 2016, Donatella foi registrado 8 vezes; em 2015 foram 5 registros. Em 2008 a atriz Cláudia Raia interpretou Donatella Fontini, uma das protagonistas da novela A Favorita e no mesmo ano o apresentador Marcos Mion escolheu Donatella como o nome de sua filha, mas nem essa exposição na mídia foi capaz de alavancar os números de Donatella.

Em Portugal o nome teve uso restrito no país ao longo dos anos, por isso seus registros são escassos, mas recentemente houve uma grande abertura na lista de nomes admitidos e a partir de novembro de 2017 Donatella já pode ser registrado livremente por todos os portugueses.

Certamente a Donatella mais famosa mundialmente é a estilista italiana Donatella Versace, mas existem outras:


  • Donatella Arpaia - chef e celebridade americana de ascendência italiana;
  • Donatella Damiani - atriz italiana;
  • Donatella Finocchiaro - atriz italiana;
  • Donatella Missikoff - filantropa italiana;
  • Donatella Retorre - cantora italiana.
Donatella é ainda o nome de uma música de Lady Gaga, inspirada em Donatella Versace.

Tenho a impressão que muitas pessoas ainda não se deram conta do potencial de Donatella, afinal ele tem a terminação ella, que é muito apreciada no Brasil, é de fácil escrita e pronúncia (até me lembra o conhecido Daniela), tem o charme italiano, é um nome de presença forte e por ser pouco usado, torna-se uma escolha original e surpreendente. Tudo isso coroado com doses de luxo e sofisticação by Versace!

Acham que Donatella poderia ser mais usado?

Para conhecer mais Nomes Italianos Femininos clique aqui.

Para conhecer mais Nomes Femininos Terminados em Ela/Ella clique aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Nomix, O Blog dos Nomes, SPIE, Vita da Mamma, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Gosto mas, a usar seria Dona. Será que Dona seria permitido? Agora que são permitidos nomes tão, tão cheios de vogais? :)

    ResponderExcluir
  2. Acho um arraso de nome! Lindo! Chique, pomposo e cheio de estilo. Lembro um pouco das tartarugas ninja por causa do Donatello. Por falar a Penélope Cruz interpreta a Donatela Versace na série american crime history. É um nome a ser descoberto no Brasil :)

    ResponderExcluir
  3. A cara da riqueza, simplesmente belissímo!

    ResponderExcluir
  4. É o nome da minha filha ❤️

    ResponderExcluir