quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Dom


Ter um dom. Receber um dom. De uma palavra pequena e forte que emana paz e serenidade surge um dos mais bonitos nomes literais masculinos. Sim, sei que Dom tem outras origens e significados, mas para mim o que se sobressai é o seu sentido na língua portuguesa: um dom, um presente, uma dádiva.

Em nosso idioma dom é o substantivo masculino que significa dádiva, talento natural, aquilo que é dado, um presente divino. São associações muito inspiradoras que elevam o espírito. Também evocam sentimentos nobres como bondade e benevolência. E nesse sentido não teria Dom semelhanças com Graça? Eu acho que sim e, aliás, acho que Dom e Graça formariam um belo par para irmãos! Ou quem sabe DomDádiva?

Em outro aspecto, Dom é um título honorífico que se dava aos membros da realeza e da antiga nobreza de Portugal (exemplo: Dom Pedro). Era concedido ainda à certas categorias religiosas (exemplo: Dom Evaristo Arns). Dom, nesse caso, é um diminutivo do latim dominus, que em português quer dizer senhor, dono ou mestre.

Uma terceira origem de Dom, mais conhecida e usada em países estrangeiros, é a de diminutivo do nome Dominic, a variante inglesa de Domingos. Do latim Dominicus, que significa do Senhor, Dominic (e também suas versões em outros idiomas) era um nome tradicionalmente dado à uma criança nascida no domingo, que em tempos passados era considerado o dia consagrado a Deus. Certamente era um nome com grande sentido religioso. Com a popularidade de Dominic, seu diminutivo passou a ser usado também como nome próprio.

Dom é um nome incomum em nossos países, mas no Brasil aos poucos  vem sendo mais sendo notado e acredito que a tendência é de crescimento. No ano passado obteve 43 registros no estado de São Paulo, conseguindo um aumento considerável em relação a 2015, quando foi registrado 27 vezes. De acordo com o IBGE existem 335 rapazes chamados Dom no Brasil, com um suave aumento de uso durante os anos 90. O estado onde é mais frequente é no Amazonas. Em Portugal Dom não foi registrado em anos recentes, mas em 2016 Dominic recebeu 5 registros.

Referências:

  • Dom Barry e Dom Tyson - futebolistas australianos;
  • Dom O'Donnel - futebolista gaélico;
  • Dom Reardon - artista de quadrinhos britânico;
  • Dom & Ravel - dupla musical brasileira;
  • Dom - filme brasileiro inspirado no livro Dom Casmurro, de Machado de Assis;
  • Dom - minissérie portuguesa;
  • Dom Toretto - personagem vivido por Vin Diesel em Velozes e Furiosos;
  • Alguns artistas brasileiros escolheram Dom como nome de seus filhos: Luana Piovani (em 2012) e o cantor Mateus, da dupla Jorge e Mateus (em 2017).

Dom é curtinho e internacional, características que conferem modernidade e o fazem ser facilmente reconhecido em vários países. Além disso, para nós que falamos português, tem ainda a adição da literalidade, que faz emanar uma aura hippie e traz um brilho especial. Para aqueles que o observam com atenção, é um nome sensível e com muito a dizer.

Qual a sua visão sobre Dom

Para conhecer mais Nomes Hippies Masculinos clique aqui

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Priberam, Significados, SPIE, Wikipédia.

18 comentários:

  1. Adoro esse nome! É uma das minhas paixoes <3

    ResponderExcluir
  2. Entrou na minha cabeça a combinação Dom Adam e não quer sair 😅 Acham que combina?

    ResponderExcluir
  3. Dom é um nome lindo! Eu amo! Curto, forte e com um significado sublime! Acho que combinaria com uma irmãzinha chamada Cléo ^^ (o presente divino & a celebração gloriosa) :)

    ResponderExcluir
  4. Olá família, olha Eu me surpreendi com este nome, porque Deus me chamou de dom no sonho, e agora estava pensando o que significa este nome? Quando vi o significado me algrei bastante.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um Dom Fernando meu príncipe ver 6 neses

    ResponderExcluir
  6. DOM ESTEVÃO, DOM FERNANDO, DOM HENRIQUE, TODOS NOMES LINDOS, EU PENSEI QUE SO O NOME DO MEU SERIA COMPOSTO, O MEU SE CHAMA DOM INÁCIO.

    ResponderExcluir
  7. Dom Antônio combina ?

    ResponderExcluir
  8. Dom Salvador, Salvador é o sobrenome

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo o nome Dom, ainda mais conhecendo seu significado ❤️

    ResponderExcluir