sexta-feira, 9 de março de 2018

Monique - Atendendo a Pedidos


Monique é a versão francesa de Mônica e, assim como muitos outros nomes franceses, tem charme, frescor e uma dose extra de encantamento. Seu final em "ique" é pouquíssimo visto em outros nomes femininos, e acredito que esse seja um dos seus diferenciais e o que o distancia um pouco de Mônica. Enquanto Mônica me passa uma impressão maior de seriedade, Monique emana descontração e, por algum motivo que não sei precisar, me faz lembrar uma agradável tarde de primavera.

Sendo Monique e Mônica o mesmo nome apenas diferindo no idioma, ambos têm a mesma origem. Mônica surgiu através de duas possibilidades: pode ser derivado do grego monos e nesse caso seu significado seria solitária, ou pode vir do latim monere e significar conselheira. O significado de Monique seria então solitária ou conselheira. São significados que indicam uma pessoa sábia, prudente e, por que não, que pode ser feliz em sua própria companhia não sendo a solidão algo negativo, mas sim produtivo.

Santa Mônica (ou Saint Monique para os franceses), foi a mãe de Santo Agostinho. Ele considerava a mãe a intermediária entre ele e Deus. É considerada santa pela igreja católica e ortodoxa e comemorada em 27 de agosto.

Outros idiomas: Mónica (português PT e espanhol), Mônica (português BR), Monica (italiano, romeno, inglês, sueco), Monika (alemão, croata, checo, dinamarquês, eslovaco, norueguês, polonês, esloveno), Mónika (húngaro), Mònica (catalão).

Não confundir Monique com Munique. Este último é o nome de uma cidade no estado alemão da Baviera. Sua origem é germânica e significa pelos monges.

Ao consultar os dados referentes ao uso de Monique na França, confesso que fiquei surpresa. Achava que ele ainda era usado por jovens e crianças mas me enganei. O período de auge foi durante as décadas de 30 e 40 (de 1935 a 1948 chegou a ser o segundo nome mais escolhido para meninas francesas), mas viu seus números diminuírem com o passar dos anos até que em 1984 saiu definitivamente do top 1000. Sua tendência é decair cada vez mais. É estimado que existam por volta de 360 mil mulheres chamadas Monique na França e a média de idade de suas portadoras é de 74 anos.

Teve uma pequena popularidade nos Estados Unidos durante os anos 80 e 90 (pico em 1981 na posição #103), mas a partir dos anos 2000 sofreu uma considerável queda. É menos comum em outros países de língua inglesa. Na Suíça Monique foi top 30 entre as décadas de 1930 e 1940.

Era raro no Brasil até os anos 70; começou a subir rapidamente a partir da década de 80 com a popularidade se mantendo em alta nos anos seguintes  e atingindo seu ápice nos anos 2000. Sem dúvida a introdução de Monique no Brasil se deu através de Monique Evans, modelo de sucesso absoluto nos anos 80. O IBGE informa a existência de mais de 67 mil brasileiras de nome Monique, sendo a maioria natural do estado do Rio de Janeiro. No ano de 2017 foi registrado 109 vezes no estado de São Paulo.

Através das bases estatísticas de Portugal, entre 1920 e 1980 verifica-se a existência de 12 registros para Monique, 3 em cada um desses anos - 1936, 1941, 1947 e 1980 (possivelmente filhas de estrangeiros ou de portugueses com dupla nacionalidade). Nomes estrangeiros geralmente têm uso restrito em Portugal, o que é o caso de Monique (por enquanto apenas a grafia Monick consta como aceita). Não recebeu registros em anos recentes.

Personalidades (como a lista de francesas é enorme, preferi me focar nas brasileiras):

  • Monique Alfradique - atriz brasileira;
  • Monique Evans - ex-modelo e apresentadora brasileira;
  • Monique Lafond - atriz brasileira.
Monique é o exemplo de um nome estrangeiro que ultrapassou barreiras e se faz presente entre meninas e mulheres de muitas famílias brasileiras, tendo elas ascendência francesa ou não. Qualidades para agradar ele tem de sobra: é alegre, jovial e tem uma bonita pronúncia.

Quais são as suas considerações sobre Monique?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Le Journal des Femmes, Nameberry, Wikipédia

32 comentários:

  1. Eu acho Monique um nome lindo, aliais e o nome da minha prima. É muito bacana saber a origem e história de um nome ! Adoraria ter essas informações sobre o meu rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dandara, nós já publicamos o post sobre seu nome. Tem muitas informações interessantes! Aqui vai o link:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/06/dandara.html?m=1

      Excluir
  2. Sempre gostei do nome Monique, quando criança tinha uma boneca com esse nome, agora que descobrir que é um nome francês amei mais ainda.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Curiosidades que nunca ia saber nao sabia que Monique era Monica No Brasil kkkk acho Lindo os 2 nomes

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma prima com esse nome e acho ele lindíssimo, com certeza colocaria em uma filha.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma amiga chamada Mônica que colocou na filha o nome Monique...Achei lindo e o significado muito bom
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  6. A origem francesa eu já sabia, acho um nome mais bonito e prefiro Monique a Mônica, acho que tenho a mesma impressão que vc rs Esse final "ique" deixa o nome mais leve e descontraído. bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a origem e o significado de Monique. Adorei o blog, estou um tempão passeando por ele! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh eu acho esse nome super chique e sofisticado! Amei saber mais sobre ele e de sua origem!

    ResponderExcluir
  9. Esse nome é lindo e bem popular até!! Amei!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer origem do nome Monique, tenho uma grande amiga que se chama Monique.Vou indicar seu blog pra ela.
    Venha conhecer meu blog, espero que goste,Parabéns pelo post!
    https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br/2018/03/dobraduras-de-coelho-da-pascoa.html

    ResponderExcluir
  11. Interesting post dear! I'm a new follower.. I hope you follow me back :)
    Kisses

    http://giadaspacebeauty.blogspot.it

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Giada! I'm also following you, thank you for visiting!

      Excluir
  12. Acho Monique um nome lindíssimo!! Mas nunca tinha parado pra pensar na relação com Mônica, que por sinal, é o nome da minha irmã. Muito legal teu post. Bjs!!
    Blog DiCa_Mattos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu conheço apenas uma Monique e já conheci várias Mônicas, inclusive uma delas é minha prima. E a Monique uma amiga. Jamais imaginei que MOnique fosse a forma francesa para Mônica.
    E gostei do significado também, essa coisa de vc aprender a viver bem com você mesmo é uma característica admirável numa pessoa. Tento o tempo todo aprender isso.

    Abraço.
    Diego,
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu acho Monique um nome lindo... Mônica não seria um nome que eu usaria, já Monique, com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Uauuuu que mega interessante, aliás seu blog é sensacional!
    Jamais imaginaria que Monique era um aversão de Mônica. Muito legal e interessante!

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Seus posts são interessantíssimos. Por mais que seja um assunto banal, acho que a curiosidade a respeito do nome é algo que nos prende. Você apresenta as informações de uma maneira muito coerente e ainda da um panorama histórico.
    Parabéns pelo trabalho de pesquisa que você realiza para fazer os posts.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adorei o post! Sempre achei o nome Monique muito bonito. Gostei de saber do significado e sua origem, você nós dá informações super interessantes, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?
    Que ideia de post legal. Monique é um nome bem bonito, não conheço ninguém com esse nome, pessoalmente, claro! Bem interessante os dados que você apresentou.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  19. Eu acho bonito o nome! Bem legal saber do significado e origem.

    ResponderExcluir
  20. olá , tudo bem ? Monique foi o nome que escolhi na minha segunda gravidez , isso se fosse menina .
    Não sabia a origem e nem que Monique e Mônica seriam o mesmo, só em outro idioma.Amei o post . Bjsss

    ResponderExcluir
  21. Fico muito feliz em ver o significado completo do meu nome por aqui!
    Sempre soube que ele é francês e significa "conselheira", mas não sabia que pode significar também "solitária".
    Realmente, não existem mais tantas crianças com o mesmo nome que eu, acho que a geração de "Moniques" já acabou à alguns anos =/

    Amei o post <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  22. Adorei saber o significado do meu nome.
    Obrigada:) eu amo meu nome

    ResponderExcluir
  23. Amei saber que o nome Monique é francês inclusive me chamo Monique

    ResponderExcluir
  24. Amei saber o significado do meu nome!

    ResponderExcluir
  25. Eu lendo os comentários e me sentindo especial só pelo fato de me chamar Monique😎

    ResponderExcluir
  26. Ksks amei saber sobre o meu nome que é Monique e tenho uma irmã gêmea que se chama Mônica,ou seja,duas irmãs gêmeas que se chamam Mônica e Monique ksks

    ResponderExcluir
  27. Sou Munique com U, sempre tenho que frisar isso, pois meu pai foi categórico em colocar o nome com origem alemã, porém confesso que eu não sabia que o significado era "por monges", sempre que buscamos o significado só aparece a versão francesa: só, solitária, viuva - que não são nada agradáveis. Resumindo adoro meu nome: Munique, apelido Nique.

    ResponderExcluir