terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cerise


Delicadeza! Essa é a primeira palavra que me vem à mente quando escuto o nome Cerise. Delicadeza com um toque de sofisticação, assim o definiria. Cerise é um nome literal, significa "cereja" em francês. Vocês podem estar pensando:"Cerise?" "Cereja como nome próprio?" Sim, Cerise é um nome próprio já reconhecido como tal e usado em países de língua francesa. É conhecido, em escala menor, por anglófanos. Há mais tempo é usado como sobrenome/apelido. É também a denominação de um tom de vermelho, a bonita cor cerise, sobre a qual falaremos mais à frente.

Através do grego kerasion pelo latim cerasium se origina Cerise. Como disse no início do texto, é um nome reconhecido em alguns países, mas sempre com uso muito discreto. Seu período de maior destaque foi em 2007, na França, quando atingiu a posição #411 com 93 registros. Nos Estados Unidos, de 1880 a 2014 foram registradas 681 meninas com o nome Cerise. O pico de uso foi em 1955, com 29 registros. No Brasil e em Portugal é um nome raro ainda, difícil de se encontrar, mas mesmo assim, podemos citar como referência Cerise Bueno, poetisa brasileira. Em seu país de origem encontramos Cerise Leclerc, atriz francesa que marcou presença em filmes nos anos 80.

Cerise não consta na lista de nomes admitidos em Portugal, mas, surpreendentemente, sua versão em português lá está. Talvez não seja tão surpreendente assim, levando em conta o histórico internacional de Cerise como nome próprio, faz sentido que Cereja conste como aceito (mas apenas como segundo elemento em compostos). Creio que com um pedido bem embasado para os órgãos responsáveis, Cerise possa passar a fazer parte da lista.

Cerise é um nome pouco ouvido em nossos países, mas acho que seu uso não causaria estranhamentos, pois não fca longe de nomes aos quais já estamos habituados como Denise e Marise, por exemplo. Sua sonoridade me remente à Serena. Acho que possui similaridade com Clarice. Selene, Celine e, sem dúvida, Ceres também lembram Cerise.

Já que Cerise é o nome de uma fruta, que tal a dupla de irmãs Cerise e Amora? Cerise também é o nome de uma cor; Scarlet e Cerise então não seria um adorável e internacional par de nomes coloridos?


Falando em cores, e essa é uma das atribuições que mais me encanta nesse nome, cerise é um profundo tom de vermelho acrescido de tons vivos de rosa. Não é tão avermelhado quanto o vermelho-cereja. O primeiro uso de cerise como nome de cor consta no The Times, em 30/11/1858.

Talvez entre as crianças Cerise não soe tão distante assim: em 2013 a empresa Mattel criou a franquia de bonecas Ever After High, que conta a história dos filhos de famosos personagens dos contos de fadas, e entre eles podemos encontrar Cerise Hood, a filha da Chapeuzinho Vermelho (a escolha do nome Cerise foi uma clara referência à cor da cereja). Cerise é uma personagem inteligente e leal às suas amigas. Tem uma capa mágica vermelha que lhe permite viajar através das sombras. Seu animal de estimação é um filhote de lobo chamado Carmine (nome ligado à cor vermelha). Depois de conhecer essa boneca/personagem, tenho certeza que muitas meninas adorariam ter uma irmãzinha chamada Cerise!

Cerise é também o nome de um filme francês lançado em 2015, que conta os dilemas da protagonista Cerise (interpretada pela atriz Zoé Adjani), uma jovem de 14 anos que precisa lidar com os conflitos da adolescência. Um detalhe que me chamou atenção foi a personagem ter os cabelos pintados na cor cerise (para ver clique aqui).

Cerise em outros idiomas:
Cereja (português), Cherry (inglês), Cereza (espanhol), Ciliegia (italiano).

Como sobrenome/apelido, Cerise data de épocas distantes. Sua origem é ocupacional e nomeava os camponeses que cultivavam e/ou vendiam cerejas. Como exemplos temos algumas personalidades francesas:

  • Guillaume-Michel Cerise (1769-1820) - militar;
  • Laurent Cerise (1807-1869) -  médico  que revolucionou no tratamento de doenças mentais;
  • Albert Cerise (1946-2012) - político.
Uma imagem que me vem à mente com Cerise, é da linda flor de cerejeira. É difícil alguém ficar imune à beleza das cerejeiras em época de floração. A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar cada momento. A flor de cerejeira também representa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. Sem dúvida uma inspiradora associação!

Cerise já me conquistou, entre os meus nomes femininos preferidos, o considero a cereja em cima do bolo, ou melhor "la cerise sur le gâteau"!

E vocês, o que acham dessa nossa cereja francesa?

Fontes consultadas:

Behind the Name, Names Org, Ancestry, IRN Portugal, Wipédia.

10 comentários:

  1. Gostei muito, gosto bem.mais que Cereja e Amora.

    ResponderExcluir
  2. Ai adorei! Fiquei fã Patrícia graças ao texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Cerise já ouvi algumas vezes. Não é estranho... eu o acho fofo. O texto está recheado de informações legais. Cerise deveria ser mais usado sem dúvida!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse nome! E o significado me descreve! Amei o texto!

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe se chama Cerise, seu nome foi escolhido pela sua avó paterna em 1946.

    ResponderExcluir
  6. Realmente muito raro encontrar alguém com o meu nome!!!😍

    ResponderExcluir
  7. mEU NOME É Cerise, não encontrei ninguem ainda com o mesmo nome do que o meu

    ResponderExcluir