sábado, 26 de março de 2016

Nomes da Páscoa - A Paixão de Cristo



"Pai, perdoai-os, eles não sabem o que fazem."(Lucas 23:34)

Em nosso segundo post comemorativo da semana da Páscoa, é chegado o momento de falarmos sobre a emocionante e comovente Paixão de Cristo. Os nomes dos personagens e eventos bíblicos relacionados à essa passagem também serão apresentados.


A Paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso, após a realização da Última Ceia, até sua morte na cruz. Na mesma noite em que é preso, no jardim de Getsêmani, sob ordem de Caifás, o sumo sacerdote e maior autoridade do povo judeu, Jesus é julgado pelo Sinédrio (assembléia de juizes judeus) e é acusado de blasfêmia, por se apresentar como o Rei de Israel. Jesus é condenado à morte. A prisão acontece por causa da traição de um de seus apóstolos, Judas Iscariotes. Como a região da Judéia estava sob domínio do Império Romano, caberia a Pôncio Pilatos, autoridade máxima romana na região, aplicar a punição. Pilatos ofereceu a possiblidade de suspensão da condenação de Jesus, mas a multidão preferiu que a liberdade fosse concedida a Barrabás, um ladrão e assassino também condenado à morte. Sendo assim, Jesus foi condenado a ser flagelado e finalmente executado na cruz. Durante sua Via Crucis, Jesus foi chicoteado pelos soldados romanos e, como zombaria, recebeu o título de "Rei dos Judeus"; foi vestido com um manto de cor púrpura (a cor imperial), uma coroa de espinhos, foi surrado e cuspido. Carregou a cruz em direção ao local de sua excecução, a Gólgota (ou Calvário). Foi pregado à cruz que foi erguida entre as de dois ladrões condenados. Durante seu sofrimento Jesus disse: "Pai, perdoai-os, eles não sabem o que fazem", para que Deus perdoasse a ignorância daqueles que o crucificavam. Após a morte de Jesus, seu corpo foi retirado por José de Arimatéia com a ajuda de Nicodemos e enterrado em um túmulo escavado na rocha.


Nomes dos personagens bíblicos e dos eventos e locais presentes na Paixão de Cristo:
  • Paixão - do latim tardio passio-onis, derivado de passus, particípio passado de patī - sofrer) - é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e sofrimentos físicos, espirituais e mentais de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e durante sua excecução;
  • Jesus - considerado o Messias pelos cristãos. O nome Jesus é originário do hebraico Yehoshúah e significa Deus é a salvação; latinizado como Iesus, baseado no grego Iesoûs. Josué e Jesuíno são nomes que derivam de Jesus;
  • Judas Iscariotes - foi o apóstolo que traiu e entregou Jesus aos seus captores por  30 moedas de prata. Em seguida se arrepende e comete suicídio por enforcamento. Judas vem do hebraico Iehudah e significa celebrado, festejado. Considerado também como abreviatura de Iehud'el, louvado seja Deus. Para Iscariotes existem três possibilidades de significado: homem do punhal, mentiroso ou natural de Querioto. Querioto era o nome de uma aldeia na Judéia;
  • Pôncio Pilatus - responsável pelo julgamento de Jesus. Pôncio deriva de Pontius, nome de família romano que significa quinto (cognato do latim Quintus). Pode também vir do grego Póntos, e nesse caso seu significado seria mar;
  • Caifás -  sumo sacerdote judeu que participa com destaque do julgamento de Jesus. O significado de seu nome é desconhecido e possivelmente se origina do aramaico;
  • Barrabás - o assassino que foi escolhido pelo povo para ser libertado no lugar de Jesus. Barrabás é um nome que vem do aramaico Bar Abbas e significa filho do pai;
  • Simão de Cirene  - foi um homem que foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Cristo até ao Gólgota, local chamado hoje em dia de Calvário. O nome Simão vem do hebraico e significa ouvinte. Cirene era uma região ao norte da África que hoje se situa na Líbia, de onde Simão de Cirene era natural;
  • Gólgota - nome dado à colina na qual Jesus foi crucificado. O termo significa caveira, referindo-se a uma colina ou platô que contém uma pulha de crânios ou um acidente geográfico que se assemelhe a um crânio;
  • Verônica/Verónica - foi uma mulher piedosa de Jerusalém que comovida com o sofrimento de Jesus ao carregar a cruz, deu-lhe seu véu para que ele pudesse limpar seu rosto. E então, a imagem do rosto de Cristo estava milagrosamente impressa nele. Esse véu é conhecido como o "véu de Verônica/Verónica(Santo Sudário). O nome Verônica/Verónica é uma forma latinizada de Berenice, que significa portadora da vitória. Sua ortografia foi influenciada pela expressão "vera icon"(imagem verdadeira);
  • José Arimatéia - assim conhecido por ser de Arimatéia, cidade da Judéia. Rico comerciante, senador e membro do Sinédrio. Era secretamente discípulo de Jesus. Pede a Pilatos o corpo de Jesus para fazer seu sepultamento, já que nessa época os cadáveres dos crucificados não eram sepultados e sim jogados a céu aberto. O nome José significa aquele que acrescenta; acréscimo do Senhor. Origina-se do hebraico Yosef;
  • Nicodemos - foi um fariseu que ajudou José de Arimatéia a sepultar Jesus. Escreveu o evangelho apócrifo conhecido como Evangelho de Nicodemos ou Atos de Pilatos. O nome Nicodemos significa vencedor do povo e vem do grego Nikódemos;
  • Dimas - um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus. É conhecido como "o bom ladrão", pois se arrepende de seus pecados e pede que Jesus se lembre dele quando chegar ao reino dos céus. Seu nome não aparece nos evangelhos, mas em tradições posteriores é chamado de Dimas, nome que deriva do grego Dysmas e significa pôr do sol. Na igreja ortodoxa russa o nome do bom ladrão é Rakh;
  • Gesmas/Gestas - o outro ladrão crucificado com Jesus. É conhecido como "o mau ladrão", porque desafiou Jesus a salvar a si mesmo, enquanto Dimas se arrependeu. É chamado de Gesmas mas na literatura apócrifa recebeu o nome de Gestas;
  • As Três Marias - foram as mulheres que  acompanharam Jesus desde a Galiléia até a crucificação. Posteriormente visitaram seu túmulo. Essas são As Três Marias:
  • Maria Madalena - uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. O nome Maria Madalena a descreve como natural de Magdala, cidade na costa ocidental do Mar da Galiléia. Magdala significa cidade das torres e Maria pode significar amada do senhor ou senhora, soberana;
  • Maria de Cléofas - esposa de Cléofas, um dos discípulos de Jesus e, segundo pesquisadores, é considerada tia de Jesus, parente de Maria de Nazaré;
  • Maria Salomé - identificada no ocidente como Maria, mãe de Tiago. O nome Salomé vem do aramaico Shalam-zion e significa a pacífica.

O que acharam dos nomes ligados à Paixão de Cristo? Gostam de algum em especial?


O Blog dos Nomes deseja à todos uma Feliz Páscoa!


Fontes Consultadas:

Behind the Name, Canção Nova, O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (autora: Regina Obata), Wikipédia.

5 comentários:

  1. Gostei da publicação :) Maria Madalena para mim continua a ser um composto muito bonito apesar de haver alguma conotação negativa em torno da figura bíblica. É engraçado ter mencionado Paixão, conheço uma pessoa com o apelido/sobrenome Paixão e acho absolutamente bonito!Do resto dos nomes gosto de Jesus, Judas e Simão.

    ResponderExcluir
  2. Amei a publicação. Muito completa! Gosto muito dos nomes Simão e Dimas, principalmente o segundo. Feliz Páscoa a todos(as).

    ResponderExcluir
  3. Masculino favorito: Judas (apesar de toda a conotação)
    Feminino favorito: Maria :)

    Parabéns pelo post :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! E gostei de Dimas, nunca pensei muito neste nome mas agrada-me.
    O único que acho impensável usar é Barrabás, acho pior que Judas.

    ResponderExcluir