terça-feira, 17 de maio de 2016

Moa


Apenas três letrinhas são suficientes para formar um nome charmoso, despretensioso e que tem um ar muito moderno: Moa. Bastante incomum, mas ao mesmo tempo familiar à todos aqueles que conhecem NoaMia e tantos outros nomes curtos que estão em alta internacionalmente, Moa tem uma história com muitos lados que precisam ser contados. É um nome pequeno em tamanho mas grande em sua essência!

Para começo de conversa, Moa é um nome próprio originário da Suécia e possivelmente surgiu como uma forma carinhosa para a palavra sueca moder (ou mor) que significa mãe, sendo assim, o significado do nome Moa é mãe. Que significado tão amoroso! Poucos são os nomes femininos que significam mãe e Moa é um deles, achei muito terno! Minimamente visto em outros países, o uso de Moa se concentra na Suécia, onde é um nome bem conhecido. Até os anos 70 foi relativamente incomum,  mas tem vindo a aumentar de popularidade e o pico foi nos anos 90, quando Moa fez parte do top 10. Em 2014 sua posição foi #43, em 2013 #31, em 2012 #27, em 2011 #23. Em anos anteriores figurou entre o top 20 e top 10. Sua grande expressão na Suécia me fez lembrar de Lineia nome com com trajetória parecida com a de Moa.

Poderíamos parar nosso post aqui, mas Moa é um daqueles nomes surpreendentes, sua história vai bem mais além do que eu inicialmente imaginei. Saindo da gelada Suécia, Moa também se faz presente em Cuba, arriba! Moa é o nome de um município localizado na província de Holguim. Moa é o município de maior exportação de níquel em Cuba. A localidade herdou o nome da cultura aborígene local, principalmente por causa dos índios Arawak. Muitos pesquisadores acreditam que antes da chegada dos conquistadores europeus a área de Moa era povoada por índios que identificavam o local como Moa, que na língua dos Arawak significa água aqui.

Faz sentido que moa seja uma palavra que designava lugares com água entre os antigos povos indígenas, já que os Arawak, através de seus conhecimentos na arte da navegação,  se deslocavam da América do Sul até Cuba e no Brasil existe o rio Moa que banha o estado do Acre. Situado na Serra do Divisor, fronteira do Brasil com Peru, o rio Moa possui muitas cachoeiras e corredeiras e nessa região encontra-se a maior variedade de palmeiras do mundo. Em sua nascente está o ponto mais ocidental do Brasil. Moa também é o nome de um rio em Serra Leoa. Com todas essas referências podemos considerar Moa um nome geográfico.

Não podemos esquecer que moa é também o nome de um grupo extinto de aves não voadoras que existiu na Nova Zelândia. Eram aves herbívoras que se assemelhavam aos avestruzes e às emas. A extinção das moas, no início do século XVI, é atribuída aos maori, povo indígena originário da polinésia que se estabeleceu na Nova Zelândia. A palavra moa era o termo polinésio para designar as aves em geral. Inclusive o pequeno país Samoa, localizado no sul do Oceano Pacífico, tem seu nome relacionado com a ave: Samoa significa lugar de moa.

Como era se esperar, por ser um nome desconhecido de muitos lusófonos, Moa não obteve registros no estado de São Paulo em 2015 e nem em Portugal. Ele não consta na lista portuguesa, então não sabemos se é aceito ou não. De acordo com o censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não há dados de registros de Moa no período de 1930 a 2010 em todo território brasileiro.

Personalidades (existem algumas japonesas entre as suecas, mas pelas minhas pesquisas Moa não tem origens japonesas, trata-se do mesmo nome ocidental):
  • Moa Arimoto - atriz e modelo japonesa;
  • Moa Elf Karlen - atriz e autora sueca;
  • Moa Gammel - atriz sueca;
  • Moa Herngren - jornalista sueca;
  • Moa Hjelmer - atleta sueca;
  • Moa Kikuchi - cantora e modelo japonesa;
  • Moa Lignell - cantora e compositora sueca;
  • Moa Martinson - pseudônimo da autora sueca Helga Maria Martinson; 
  • Moa Myren - atriz sueca;
  • Moa Swam - comediante sueca.

Confesso que conheci Moa através da personagem da atriz Alinne Moraes na novela Da Cor do Pecado, exibida pela rede Globo em 2004. Na verdade pouco vi da novela, mas o nome realmente me chamou atenção, achei bem marcante e muito agradável. Talvez para os falantes da língua portuguesa Moa soe um pouco estranho, por lembrar o verbo moer, mas será que se deve desistir de um nome tão interessante por causa desse detalhe? Em todo caso, ele pode ser usado como segundo nome e deixo aqui como sugestão o composto Ingrid Moa. Acredito que Moa se encaixa bem em uma menina filha de pais portugueses ou brasileiros, residentes no exterior. Como pares para irmãs, outros nomes internacionais: Moa e LivMoa e Ivy, Moa e Nina e Moa e Lineia. Em uma cativante associação, notei que Moa é um anagrama da palavra amo! Para mim, Moa é um nome despojado, meigo e cheio de frescor! Acho mais carismático que seu similar Noa.

E vocês, o que pensam de Moa? Preferem Moa ou Noa?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, EcuRed, IBGE, IRN/Portugal, Jornal Público Portugal, Nordic Names, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

12 comentários:

  1. Muito bonito,eu padeira ser Tânia moa. Lindo demais.

    ResponderExcluir
  2. É lindo!! É o nome da minha cadela 🐾🥰

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma moa martins Pereira nascida aqui na zona leste são mateus sao Paulo em 03 01 2010 no hospital são mateus

    ResponderExcluir
  4. Hoje adotei uma gatinha e do nada veio o nome moa ou lua foi aí que cheguei aqui porque nunca tinha ouvido fui pesquisar,com o pensamento se calhar nem existe ☺️❤️

    ResponderExcluir
  5. Sou fã da Moa Kikuchi :33

    ResponderExcluir
  6. Sugeria Moa para meninas e Noa para meninos RS.

    ResponderExcluir