sexta-feira, 3 de junho de 2016

Adriel


Seria Adriel uma elaboração de Adriano?  É uma mistura com Ariel? Acredito que muitas pessoas devem ficar com essa dúvida ao se depararem com o nome Adriel pela primeira vez. Não, Adriel nada tem a ver com Adriano e nem com Ariel, não é um nome inventado, na verdade é um nome bíblico, desconhecido talvez, mas legítimo. Ganhando um certo destaque no Brasil atualmente, mas pouco divulgado em Portugal, Adriel é uma interessante e original opção entre os nomes masculinos terminados em -el.

Adriel é um antigo nome hebraico e seu significado é rebanho de Deus. Está presente na Bíblia: no livro 1 de Samuel 18:19, Adriel aparece como um nobre no antigo reino de Israel, filho de Barzilai, o meolatita, a quem o rei Saul deu em casamento sua filha Merabe. Aparentemente Saul prometeu Merabe a Davi, mas muda de ideia e entrega Merabe a Adriel. Davi acaba se casando com a outra filha de Saul, Mical. Adriel e Merabe têm cinco filhos que são condenados à morte pelos Gibeonitas. Na minissérie Rei Davi, exibida pela rede Record em 2012 e reprisada em 2015, Adriel foi interpretado pelo ator Rômulo Estrela. Essa referência bíblica não é muito animadora e é uma passagem pouco conhecida, mas o significado intimamente ligado à religiosidade pode se constituir em um atrativo para muitos pais.

Apesar de sua origem antiga, Adriel teve uso muito discreto no Brasil entre os anos 40 a 70. De acordo com dados do IBGE  seu período de maior notoriedade é agora, nos anos 2000, quando seus registros chegaram aos 15 555 (nos anos 90 foram 8 091). A frequência do nome Adriel entre os brasileiros é de 27 200 rapazes;  o estado onde encontra maior incidência é no Amazonas, seguido por Amapá, Pará, Acre, Bahia e Sergipe. Podemos notar que sua popularidade se concentra no Norte/Nordeste.  No estado de São Paulo, em 2015, a grafia Adriel foi registrada 116 vezes e Adryel 11 vezes.

Mesmo aceito em Portugal, Adriel obteve apenas 11 registros em 2014 e 7 em 2015. Parece ser um nome de pouquíssima tradição entre os portugueses, como nos mostram os números do SPIE: entre 1920 a 1980, Adriel obteve apenas 2 registros, em 1938.

Ao redor do mundo, Adriel é um nome de uso tímido, mas tem apresentado uma moderada subida nos Estados Unidos.

Personalidades:
  • Adriel Brathwaite - político de Barbados e membro do Partido Democrático Trabalhista;
  • Adriel Hampton - empreendedor e tecnólogo americano;
  • Adriel Menezes - músico brasileiro, integrante da banda Pollo

Vejo Adriel como uma ótima opção dentro dos nomes bíblicos terminados em -el; Gabriel, Rafael e Daniel são nomes bonitos, mas já saturados, Adriel é um sopro de frescor dentro desse estilo. A internacionalidade é um bônus e o coloca ao lado de nomes como Caleb, Nathan, Uriel e Noah, por exemplo. Sendo similar à Ariel, um nome originalmente masculino mas usado muitas vezes na forma unissex, Adriel é uma alternativa mais notadamente ligada aos meninos. Apesar de antigo, Adriel me passa a sensação de leveza e modernidade, acho um nome jovial e muito adequado ao uso nos dias atuais. É um nome que merece ser observado com carinho!

Já tinham parado para pensar em Adriel?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, Think Baby Names, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Respostas
    1. EI meu nome e Adriel e eu tenho muito orgulho kkk

      Excluir
    2. Muito entereçante

      Excluir
    3. Meu nome é Adriel e eu achava estranho nunca ter visto uma pessoa com o nome adriel

      Excluir
  2. Não conhecia Adriel, gostei de ler a publicação. Mas quando comparado a Ariel, Adriel parece-me menos atrativo e interessante. Apesar de muito populares, continuo a gostar imenso de Rafael e Daniel :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de Adriel. Prefiro Ariel, mas o fato de ser muito usado como unissex tira um pouco do brilho para mim, por ser relacionado à Pequena Sereia e a um marca de sabão em pó aqui no Brasil também chamada Ariel. Se fosse simplesmente um nome Bíblico masculino como Adriel, sem outras referências, não teria dúvidas em escolher Ariel, mas o povo gosta de inventar moda e colocar outras atribuições aos nomes. Isso me deixa chateada, sinceramente.

      Excluir
  3. não conhecia e não gostei.. 'adri' soa-me mal, seja em Adriel ou Adriano, há qualquer coisa que me faz desgostar destes nomes.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse nome, é um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  5. amo esse nome. Vai ser o nome do meu filho

    ResponderExcluir
  6. Meu amado filho se chama ADRIEL! Gosto demais desse nome! 😍

    ResponderExcluir
  7. Meu nome e Adriel tenho 14 anos de idade e tenho muito orgulho do meu nome!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse será o nome de meu filho esse nome veio no meu sonho DEUS sabe o porq independente se achamou mão bonito eu amei e por ser um nome biblico😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Adriel e eu faço aniversário no dia da sua postagem

      Excluir
  9. Eu sou Adriel, tenho 19 anos e amo meu nomee aaaaah❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  10. Driel seria uma variante?

    ResponderExcluir
  11. Meu nome e adryel com y não e com i

    ResponderExcluir
  12. Data/22/2/2012/ nome:adryel anos10

    ResponderExcluir
  13. Data 26/09/2011 nome Adriel 12 anos

    ResponderExcluir