domingo, 12 de junho de 2016

Marjorie - Atendendo a Pedidos


Talvez muitos desconheçam a grande quantidade de variantes que alguns nomes possuem. Apesar das grafias distintas, o imponente e charmoso Marjorie é mais uma das inúmeras derivações de Margarida. Surgido em épocas medievais, percorreu seu longo caminho até os dias de hoje sem perder a classe! Para os lusófonos pode soar como uma novidade, mas em países de língua inglesa é bastante conhecido.

Marjorie é uma variante medieval de Margery que, por sua vez, se constitui na forma medieval inglesa de Margaret (que corresponde em português à Margarida). Todos esses nomes derivam do latim Margarita, que significa pérola. Em tempos idos as pérolas simbolizavam a pureza, o que, por extensão, também pode se constituir em um dos significados do nome Marjorie. É usado entre falantes di francês e inglês. Na Inglaterra medieval, Margaret já era um nome popular, mas os franceses trouxeram a versão Marguerite que logo se tornou Margery. Margery foi um dos nomes mais populares da época e grafias variantes eram comuns. Marjorie é exatamente o mesmo que Margery, mas sua forma de escrita foi influenciada pelo nome da erva aromática marjoram (em português manjerona). Uma forma variante de Marjorie é Marjory, também um nome legítimo. Marjorie foi um nome presente entre a realeza europeia e como exemplo podemos citar a condessa Marjorie Carrick, mãe do rei da Escócia Robert de Bruce (sua filha mais velha também se chamava Marjorie).

Depois da Idade Média esse nome era raro, mas foi reavivado no final do século XIX. Teve um período de alta nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 30; depois foi decaindo sendo usado até 1994. Houve um hiato no uso de Marjorie entre os americanos e só voltou a aparecer nos rankings em 2012, na da posição #909. Em 2015 ocupou a posição #798. Entre os americanos é considerado um nome antigo. Na França foi popular nos anos 80 (especialmente no ano de 1982); com o passar do tempo os números de registros foram diminuindo(a última vez que apareceu no ranking foi em 2004, na posição #405).  Hoje em dia me parece ser considerado um nome datado na França. A média de idade das francesas chamadas Marjorie é de 32 anos.

No Brasil  passou a ganhar uma certa notoriedade através da talentosa atriz e cantora Marjorie Estiano (até então acredito que era um nome desconhecido para muitos), mas nada que fizesse o nome explodir em popularidade. Através dos dados do IBGE podemos notar que Marjorie tem uma trajetória bem discreta: existem 4 033 brasileiras chamadas Marjorie (o que acho um número baixo, dada a extensão do país); seu período de maior uso se deu nos anos 2000 quando conseguiu 1 537 registros. Está mais concentrado nos estados de Roraima, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Vendo toda a região sul presente nas primeiras colocações, deduzo que Marjorie seja visto como um nome mais comum entre os sulistas. No estado de São Paulo, em 2015, obteve 119 registros.

Em Portugal me surpreendi com a inexistência de registros para Marjorie entre os anos de 2014 e 2015. Mesmo não fazendo parte da lista de nomes admitidos, imaginei que pelos menos uns 5 registros apareceriam...deve ser um nome muito incomum entre os portugueses. Dentre os nomes admitidos, o mais próximo que encontrei à Marjorie na lista do IRN foi Marjolene, que acredito ser um aportuguesamento de Marjolaine nome que significa manjerona em francês e é usado como nome próprio em seu país de origem. Houve o pedido para Marjolaine, mas não foi aprovado.

Muitas personalidades notáveis receberam o nome Marjorie e entre elas podemos citar Marjorie Stinson, primeira mulher a se tornar piloto de avião nos Estados Unidos e a escritora americana Marjorie Kinnan Rawlings, vencedora do Prêmio Pulitzer pelo comovente romance The Yearling. A vida de Marjorie Rawlings deu origem ao filme Cross Creek (Retratos de uma Realidade no Brasil e Encontro com a Verdade em Portugal).

Marjorie também marca presença entre as animações! Marjorie é o nome da famosa Marge Simpson; Marjorie Norton foi a primeira voz da Minnie Mouse.

Mais referências:
  • Marjorie Clark - atleta olímpica sul-africana;
  • Marjorie Estiano - atriz e cantora brasileira;
  • Marjorie Frantz - jornalista e apresentadora francesa;
  • Marjorie Lawrence - cantora de ópera australiana;
  • Marjorie Rambeau - atriz americana;
  • Marjorie Reynolds - atriz americana.

Marjorie é uma preciosidade com inúmeras qualidades; para todos que apreciam nomes longos, antigos e internacionais é a escolha perfeita! Seu pouco uso em nossos países também é um bônus para quem não gosta de nomes muito usados. Esteticamente sua grafia faz toda a diferença: a incomum junção das consoantes m e j, torna o nome marcante.  Elegância com um toque de glamour, é assim que vejo Marjorie!

Considerariam usar Marjorie? Já tinham pensado nesse nome?


Fontes Consultadas:
Appellation Mountain, ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Notre Famille, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Gostei de ler o texto, é sempre bom aprendermos mais. Realmente parece bastante óbvio que Marjorie é uma variante de Margarida, mas nunca tinha pensado na associação antes. É incrível como é sempre possível nos surpreendermos a nós próprios :) Em relação a Portugal é verdade, não existem Marjories por cá e até tenho curiosidade em saber como é que a população o ia pronunciar (só consigo imaginar em inglês mas sei que se alteraria).

    ResponderExcluir
  2. Não é um dos meus preferidos, mas gosto bastante, assim como Margarida.
    P.S. Poderiam fazer sobre Louise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim Júlia! Assim que possível o post sobre Louise irá ao ar.

      Excluir
  3. Eu gosto, especialmente se dito com pronúncia francesa :)

    ResponderExcluir
  4. É muito bonito! Gostei do trecho "elegância com um toque de glamour", também acho!

    ResponderExcluir
  5. Só faltou mencionar a modelo Marjorie que foi morar fora do Brasil mas de todos os textos este foi de longe o melhor é mais completo!!

    ResponderExcluir
  6. Interessantíssimo!... fico aqui a pensar: Então existe uma relação entre Margarida, Margarita e Pérola? nunca imaginei isso em minha vida. Para mim, Margarida sempre foi uma flor.

    Marjorie é diferente, lindo e elegante!

    ResponderExcluir
  7. Desde que ouvi o nome Marjorie pela primeira vez, me encantei. Acho lindo o nome, e será o nome de minha filha.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Minha Marjorie já está no forninho. Mas não deveria ser acentuado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também estou esperando uma Marjorie rsrs pelas regras do português, sim, pois é uma palavra proparoxítona e toda proparoxítona é acentuada, mas nem sempre os nomes seguem as regras. O nome ficou consagrado assim!

      Excluir
    2. Pela regra de Português sim, inclusive no da minha filha eu usei o acento. Mas nomes próprios nem sempre seguem a regra do português.

      Excluir
  10. É o nome da minha filha, sempre fui apaixonada por esse nome e dizia que se um dia tivesse uma filha, se chamaria assim.

    ResponderExcluir
  11. Se você que está lendo esse post, está considerando esse nome pra sua filha, eu digo: vá em frente! Recebo muitos elogios pelo nome da minha filha: nome lindo, nome forte, diferente! E não se preocupem com a grafia, pq é só um "e" a mais e outra: tem vários nomes simples que também podem causar dúvidas: Mateus/Matheus, Tiago/Thiago, Luísa/Luíza, Manoela/Manuela, etc...
    É muito provável que sua filha não estude com outras meninas com o mesmo nome. Ela terá um nome mais exclusivo! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Faltou nas referências a Marjorie Finlay, cantora de ópera e avó materna da Taylor Swift. Inclusive, ela fez uma música em homenagem à avó, a música chama "Marjorie".

    ResponderExcluir
  13. Minha filha se chama Marjorie ❤️ sempre fui apaixonada por esse nome, não tem um lugar que ela vá que as pessoas não elogiam seu nome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igual à minha! Sempre falam: que nome lindo! Parabéns pela sua Marjorie!

      Excluir
  14. meu nome é Marjory, admito que prefiro Marjorie e talvez coloque na minha filha um dia. E um nome único, conheço apenas uma Marjorie, nunca encontrei ninguém com o mesmo nome nas escolas que estudei, sofro um pouquinho pra explicar a pronúncia, mais amo.
    Uma opção pra quem quer nome composto Marjorie Yasmin (sou suspeita pra falar pq é o meu nome) acho lindo

    ResponderExcluir
  15. Minha filha se chama Marjorie, eu amo esse nome, é elegante, imponente e charmoso além de não ser um nome repetitivo.

    ResponderExcluir