sábado, 30 de julho de 2016

Yannick


Meu pai sempre foi um apaixonado por esportes e em minha época de infância/adolescência, lá pelos anos 80, a televisão de casa vivia sintonizada em canais esportivos. E um nome era repetido por muitas vezes: Yannick Noah, um dos maiores tenistas franceses de todos os tempos. Aquele nome tão diferente, charmoso e impactante ecoava em minha mente e nunca mais o esqueci. 

O nome Yannick se originou na Bretanha, região que se localiza na França e onde está presente, além do francês, o bretão, língua celta. É a forma diminuída de Yann, versão bretã de João. Yannick seria equivalente à pequeno João. Oriundo do hebraico Yochanan, João significa graça de Deus. Podemos concluir que Yannick significa então pequena graça de Deus. Yannick é mais uma das inúmeras variantes de João existentes pelo mundo.

Considerado unissex, mas usado em sua grande maioria na forma masculina (e é assim que o vejo), é utilizado em países de língua francesa como França, Bélgica, Suíça, Canadá e em ex-colônias francesas na África.

Na França é comum, mas tem demonstrado uma queda significativa desde o início do século XXI. Seu período de auge foi em 1972, quando foi registrado 3 597 vezes. A média de idade de seus portadores é de 43 anos. Sua popularidade decresceu, mas Yannick ainda é atribuído regularmente entre franceses.

É muito raro no Brasil, como nos indicam os dados do IBGE: sua frequência é de apenas 145 brasileiros, sendo 127 homens e 18 mulheres. Seus portadores estão mais concentrados no estado do Rio de Janeiro. Foi registrado 2 vezes em São Paulo no ano de 2015. Não é admitido em Portugal, mas mesmo assim conseguiu 2 registros em 2015 e 4 registros em 2014. Além de Yannick, também foram pedidas as variantes Yanick e Yanic, mas nenhuma versão foi aceita. Parece que existe o desejo de um maior uso de Yannick por parte dos portugueses e fico na torcida para que seja aceito em breve. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Yannick passou a ser autorizado como nome masculino  em Portugal***

Acho ainda que o nome Yannick é mais conhecido entre portugueses do que entre brasileiros e a resposta está em Yannick Djaló, jogador de futebol português de origem guineense que atua em grandes clubes. Outro atleta ligado à Portugal é Yannick Ferreira Carrasco. Filho de pais portugueses e espanhóis, Yannick é um futebolista belga que atualmente atua pelo Atlético de Madrid.

Mas como dito no início do texto, minha grande referência é mesmo Yannick Noah. Minha e de toda França, já que lá é considerado herói nacional. Quando venceu o torneiro de Roland Garros, em 1983, quebrou um jejum de 35 anos sem títulos franceses em casa. Muito habilidoso, fez história com seu estilo extravagante e irrevente. Yannick Noah já foi o número 3 do mundo e desde 2005 é membro do International Tennis Hall of Fame.

Vários desportistas se chamam Yannick, como o francês Yannick Agnel, campeão olímpico de natação e o também francês Yannick Stopyra, jogador de futebol. Yannick Bisson é um ator franco-canadense e Yannick Pupo Dias, jogador de futebol, é o representante brasileiro. Do lado feminino encontramos Yannick Souvré, ex-jogadora de basquete francesa.

Yannick é um nome de muito potencial, pode agradar aqueles que gostam de nomes iniciados por Y, como Yuri e Yasmin e também aqueles que gostam de sua terminação, vista em nomes conhecidos como ErickPatrick ou Monique, por exemplo. Seu pouco uso se dá, em minha opinião, simplesmente porque as pessoas ainda não o descobriram. É uma versão arrojada e pouco óbvia de João. É usado em escala superior na versão masculina, mas também pode ser usado por meninas. Com tantas referências no esporte, um nome digno de campeões seria uma boa definição para Yannick não acham?

Gostam de Yannick? Preferem para meninos ou para meninas?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, Journal des Femmes, O Blog dos Nomes, Revista Tênis(UOL), Wikipédia.

13 comentários:

  1. Curioso, não fazia ideia de que era um nome unissexo, sendo o vi como um nome masculino. A minha única referência era mesmo o Yannick Djaló. Gostei da publicação mas não aprecio o nome em si. No entanto concordo que possa ser uma alternativa viável aos nomes mencionados.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o nome tanto que dei ao meu amado filho, yannick Alexandre, que tem origem hebraica presente de Deus, que é o que exactamente o que ele representa

    ResponderExcluir
  3. Amei saber disso tudo pois nao fazia ideia que existia váriavárias pessoas com esse nome o meu filho se chama YANNICK RAYRON

    ResponderExcluir
  4. Eu me chamo Yanick e adoro o meu nome!
    Meu pai que colocou este nome em mim e foi em homenagem ao jogador de tênis Yannick Noah.
    Rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela escolha do lindo nome.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho se chama Yannick Peres, nascido em 2018 kkk, graças ao carrasco, e a grande repetição de nomes no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho vai nascer em Junho de 2020 vai se chamar Yannick, sempre gostei desse nome para menino;quando soube que seu significado é Presente Deus não tive dúvida com relação, ao que ele representa para mim;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho se chama Yannick, nasceu em 2007, coloquei principalmente pelo significado.Soube do nome graças a um jogador de futebol, assistindo a um jogo com 3 meses de gravidez quando pesquisei, soube do jogador de tenis tb! Melhor nome da vida !

      Excluir
    2. Gosto do nome para menino e o meu filho se chama Yannick

      Excluir
  8. O meu filho se chama Yannick Victor.Nascido em 31/08/2021 em Portugal.E o colocamos por seu significado sublime e pela história do nome.

    ResponderExcluir