terça-feira, 11 de julho de 2017

Tristão - Atendendo a Pedidos



Ouvi pela primeira vez o nome Tristão no filme Lendas da Paixão, em que o enigmático e selvagem Tristan é interpretado pelo charmoso Brad Pitt quando ele ainda era um jovem ator. Tristan é a versão inglesa de Tristão, claro está. Ora, eu quando penso em Tristão imagino um homem assim, selvagem mas com um quê de romantismo.

Tristão tem origem no nome celta Drustan que significa tumulto e que, por sua vez, sofreu uma alteração pela influência do latim tristis que significa triste, o que deu origem ao atual Tristan e Tristão. O significado de Tristão é então tristeza. Confesso que acho que o significado não abona muito pelo nome e por isso muita gente não usaria, mas como eu não ligo muito a significados isso não seria problema. Contudo, no caso de Tristão o próprio nome em si lembra a palavra triste, então é dificil não pensar nisso ao ver o nome.

Aliado a esse significado e associação, Tristão fica com um ar melodramático e romântico, o que aliado à sua terminação -ão torna o nome forte e imponente. Eu tenho uma queda por nomes medievais e com a terminação em ão, por isso Tristão é um dos "meninos" dos meus olhos.

Quem não conhece ou já ouviu falar de Tristão e Isolda? Tristão era um dos cavaleiros da Távola Redonda, da lenda celta O Rei Artur, que inspirou tantas outras histórias de amor em teatros, músicas, óperas e cinema. A própria lenda tem um final triste e o nome Tristão é realmente perfeito para esta personagem tão trágica. Penso que de tantos nomes da literatura este é um dos mais belos, tem um misticismo que o envolve e uma beleza carismática que não deixa ninguém indiferente.

A versão inglesa Tristan é a mais conhecida e Tristan é um nome relativamente popular nos Estados Unidos e no Canadá. Em 1996 entrou para o top 100 e continua a ser muito usado. Recentemente foi o nome escolhido por Chris Hemsworth para um dos seus gémeos. O nome do irmão do Tristan é Sasha e eu acho um par mesmo adorável.

Outras variantes de Tristão são Tristian, Triston, Tristin e Tristen. Para mim qualquer uma é bonita. Adoro!

Em Portugal, no ano passado, nenhum bebé foi registado com o nome Tristão, mas ao consultar a página SPIE descobri que ao longo dos anos, entre 1923 e 1970 foram registados alguns Tristão, mas sempre entre os 2 e 4 registos anuais. Não fiquei muito surpreendida pois sei que apesar de não se ver muito é um nome reconhecido pela maior parte das pessoas e perfeitamente usável.

No Brasil é a mesma coisa, existem cerca de 190 pessoas chamadas Tristão de acordo com o Censo Demografico de 2010, tendo a maior parte nascido nos anos 50. Também é  um nome mais visto no sul do Brasil. A versão Tristan ainda é mais rara, só existem 20 pessoas. 

Penso que a raridade do nome Tristão nos dois países preende-se ao facto de Tristão lembrar mesmo a palavra triste. Nos países anglófonos Tristan não tem nada a ver com a palavra sad (triste) e por isso muita gente nem sequer liga ao significado ou até nem sabem. É então apenas um nome, mas nos países lusófonos já não é assim. É realmente difícil ficar indiferente à semelhança com o sentimento. Tenho pena, pois adoro o nome e admiro quem tem a coragem de usá-lo.

Acho Tristão também uma óptima opção para compostos, acho que dá para fazer compostos muito charmosos.

Vocês conseguem ver a beleza no nome para além do significado literal? Acham que deveria ser mais usado?

Fontes consultadas:
Nameberry, Behind the Name, SPIE, IBGE, IRN.


3 comentários:

  1. É um nome romântico...que eu só consigo ver aplicado no masculino...não sei bem porquê. Para a fala lusófona é mesmo um nome muito triste, literalmente, e faz-me logo lembrar o fado, a saudade e roupas pretas...Nada a ver com a luz de um recém- nascido mas, Cristian, Cristiano também tem um significado pesado— cristão e apesar disso é mais aceite. Talvez a terminação ão tenha a culpa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho o SIGNIFICADO de Cristiano nada pesado, é sim muito lindo. Cristão = Servo de Cristo (tem coisa melhor para querer a um filho?). Pesado eu só acho a SONORIDADE do próprio nome, e não o significado. E essa impressão eu tenho desde criança, muito, mas muito antes mesmo de eu relacionar a Cristão, que, para mim, é leve e sublime.

      Eliminar
  2. Quando vejo Tristan lembro logo do Brad Pitt em Lendas da Paixão, como ele estava lindo! Gosto de Tristan, ele tem uma beleza melancólica, é romântico...Já Tristão acho pesado e fatalmente associamos à palavra triste, é meio que inevitável. O final ão vai sempre parecer um aumentativo para triste.

    ResponderEliminar