segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Lana


Lana é um nome suave, meigo e dono de uma beleza simples muito cativante. Alguns nomes não precisam de muito para impressionar e Lana é um desses exemplos: chama atenção naturalmente, atrai com sutileza e quando nos damos conta já nos conquistou. Em italiano é literalmente a palavra lã e por isso sempre o associo a algo aconchegante e acolhedor, como um abraço amigo em um dia de inverno, mas suas origens e significados vão muito além e hoje vamos contar sua história.

Lana surgiu como forma curta de outros nomes, isso é certo. É mais um apelido/diminutivo que por ter se tornando altamente popular acabou ganhando status de nome próprio - assim como aconteceu com Elisa/Eliza, através de Elisabeth/ElizabethRita através de Margherita, entre muitos outros exemplos. As teorias a respeito da origem de Lana informam que pode ser a forma curta de Svetlana, um popular nome eslavo que significa luz ou pode ser o diminutivo de Alana, nome bretão que pode significar pequena rocha ou bonita. Acho todos os significados muito positivos, remetem para uma mulher muito bonita, de personalidade luminosa e forte caráter. E não podemos esquecer da macia lã italiana. É um nome pequeno mas com muitas facetas.

Por ser oriundo de dois nomes de diferentes origens, Lana é conhecido e usado em países de idiomas bastante distintos, como inglês, russo, croata e sérvio. É bem popular na Croácia, onde foi o sétimo nome mais escolhido para meninas em 2016. Também esteve presente nos rankings mais recentes da Eslovênia (13°), Bósnia (19°), França (39°), Países Baixos (88°) e Suíça (96°). Sem dúvidas é um nome que possui admiradores em vários cantos do planeta!

No mundo de língua inglesa foi popularizado pela atriz norte-americana Lana Turner, uma das divas da época de ouro de Hollywood. Sucesso no cinema dos anos 40, Lana Turner na verdade se chamava Julian Jean Mildred Frances, mas foi seu nome artístico que cativou os americanos. Durante o auge de sua fama o nome Lana dispararou nos rankings de popularidade dos Estados Unidos, sendo mais usado do final dos anos 30 aos anos 40 e atingindo seu auge em 1948. Aos poucos a euforia ao redor de Lana foi passando e a partir da década de 80 o nome ficou fora de moda, mas em 2002 ganhou novo ânimo e desde então tem sido um pouco mais lembrado. Em 2016 ocupou a posição #390.

Diferentemente dos Estados Unidos, em nossos países Lana é um nome de uso mais recente, ainda tem o frescor da novidade. O IBGE informa que no Brasil Lana começou receber registros durante os anos 40, mas eram números pequenos; aos pouquinhos e sempre de forma discreta foi crescendo e conseguiu maior expressão a partir da década de 90, quando conquistou 5.136 registros em todo país. Na década seguinte aumenta ainda mais e atinge seu pico de popularidade com 8.790 registros. Ao todo existem 18.596 pessoas chamadas Lana no Brasil, não é um nome visto com facilidade no dia a dia. Podemos perceber que a maioria nasceu durante os anos 90/00, sendo suas portadoras encontradas em maior concentração no Amapá. O IBGE ainda informa a existência de 2.345 brasileiras de nome Lanna. Em 2016 Lana foi registrado 70 vezes no estado de São Paulo, tendo ainda mais 38 registros para a grafia Lanna.

Em Portugal seu uso é autorizado pelo IRN e pode ser registrado sem restrições por todos os portugueses, mas acredito que sua admissão seja recente, pois de acordo com a SPIE nunca foi registrado no país de 1920 a 1980. É um nome pouco comum em terras lusas e observando seus números em anos recentes, notamos que tem tido um desempenho tímido: 7 registros em 2014, 11 em 2015 e 4 em 2016.

Referências:

  • Lana Bittencourt - nome artístico de Irlana Figueiredo Passos, cantora e atriz brasileira;
  • Lana Condor - atriz e dançarina vietnamita-americana;
  • Lana Del Rey - nome artísico de Elizabeth Grant, cantora norte-americana. Adotou Lana em homenagem à Lana Turner;
  • Lana Clarkson - atriz e modelo norte-americana;
  • Lana Jurčević - cantora e compositora croata;
  • Lana Obad - miss Croácia 2010;
  • Lana Parilla - atriz norte-americana (é a Rainha Má Regina em Once Upon a Time);
  • Lana Trotovšek - violinista eslovena;
  • Lana Wachowski - cineasta e produtora norte-americana;
  • Lana Wolf - cantora holandesa;
  • Lana Wood - nome artístico de Svetlana Nikolaevna Gurdin, atriz norte-americana de ascendência russa;
  • Lana Lang - personagem de quadrinhos do universo do Superman, é o interesse amoroso Clark Kent na adolescência. Ganhou destaque no seriado Smallvile, quando foi interpretada por Kristin Kreuk;
  • Lana Winters - personagem de American Horror Story - Asylum.
Lana tem ainda um lado geográfico, pois nomeia uma comuna na Itália e um município na Espanha. Na grafia Lanna, é o nome de um antigo reino na Tailândia.

Lana é um nome fácil de escrever, fácil de falar e tem o bônus de ser internacional, sendo reconhecido em diversos países. Tem o toque de glamour do cinema antigo, sem deixar de soar carinhoso. Acredito que seja uma boa aposta para as meninas nascidas nos dias de hoje e pode ainda ser um alternativa ao popular Lara.

Acham Lana um nome atraente?

Para conhecer mais nomes que fazem parte do Top 10 Croácia de 2016 clique aqui

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Nameberry, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Gostei do texto. Mas a sensação que esse nome me passa é que está pela metade,... tipo: LANAssa, por exemplo. Lana é total informalidade.
    É cômico o quarteto: LANA, Lena, Lina e Luna. rs

    ResponderExcluir
  2. Acho bonito mas um pouco sem graça. Prefiro Lara mesmo com toda a sua popularidade.

    ResponderExcluir
  3. achei meigo um nome calmo sinples mas lindo

    ResponderExcluir
  4. Quando penso em Lana, eu penso logo na DC, o primeiro amor do superman, mas quando penso no Brasil e nas confusões entre "n" e "m", o nome perde um pouco o brilho: Lana, Lama...acho que fica bem em países anglófonos, por causa deste ponto. Prefiro, neste caso, Lara (parece que é até musical) e tbm tenho gostado de Alana (retira essa aproximação do lama XD)

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é LANA COM TUDO O ORGULHOOOOOO

    ResponderExcluir
  6. Minha filha se chama Lana. Acho tão forte e tão simples. Amo e ela também adora

    ResponderExcluir