segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Analice - Atendendo a Pedidos


Os nomes compostos que mais gosto são aqueles de sonoridade harmônica, onde um complementa o outro e dois nomes podem ser ditos como um só. Isso acontece com o composto Ana Alice, uma combinação bonita e elegante que muito naturalmente evoluiu para o melodioso Analice, mais uma aglutinação que atingiu status de nome próprio e marca presença no mundo da onomástica.

Para conhecermos o significado de Analice primeiro temos que saber os de Ana e de Alice. De origem hebraica, o nome Ana significa cheia de graça, graciosa; a origem de Alice vem do germânico e seu significado é a de nobre linhagem. O significado de Analice seria então graciosa e de nobre linhagem. Apesar da associação muito intuitiva de Analice à Ana Alice entre lusófonos, alguns sites de língua inglesa apontam que Analice derive de Annelise, também uma combinação de dois nomes (Anne e Lise, este último um diminutivo de Elisabeth). Nesse caso o significado de Analice seria graciosa e meu Deus é abundância.

Em Portugal o nome não tem expressão, não possuindo registros recentes e nem antigos, seu melhor palco é no Brasil. Segundo o IBGE existem 16.400 brasileiras chamadas Analice em todo país, é um nome mais usual no nordeste (com destaque para Paraíba, Bahia e Alagoas) e sua maior popularidade acontece durante os anos 2000. No ano passado foram registradas 166 meninas com o nome Analice no estado de São Paulo.

Referências:

  • Analice Fernandes - enfermeira e política brasileira;
  • Analice Nicolau - jornalista e apresentadora brasileira.

Analice reúne as qualidades de dois nomes em um só, pontos em dobro! É uma combinação muito acertada, se sai muito bem como nome independente. Por ser longo e ter o final - ice até me lembra Berenice, mas acho Analice mais leve e jovial. Em tempos de grande popularização de Alice, talvez Analice funcione como uma opção.

Gostam de Analice ou preferem Ana Alice?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

13 comentários:

  1. Há nomes que não soam bem até encontrarmos alguém que o use, talvez seja assim com Analice. Mas acho que dificilmente algum dia se torne tão popular como Mariana.

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, obrigada por atender mais um pedido.
    Gosto da suavidade e romantismo do nome Analice.
    Fiquei extremamente surpresa com a ligação entre Analice e Elizabeth, pois para mim sempre seria uma aglutinação entre Ana e Alice.
    Anelise também é bem comum aqui, reconheço sua peculiaridade e beleza.
    Conheço muitas por aqui. Alagoas é o terceiro Estado onde se concentra mais Analices. Esse é outro fenômeno que me intriga: porque certos nomes se proliferam numa região geográfica específica e é totalmente esquecido em outras.. Outro exemplo desse fenômeno por aqui? Klyvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Angélica, foi um prazer 😊
      Realmente,como o Brasil é enorme, alguns nomes são mais conhecidos regionalmente. Eu, por expl, nunca tinha ouvido falar de Analice até a Analice Nicolau surgir na mídia, só aí fui conhecer o nome.

      Excluir
    2. Minha filha se chama ANALICE por conta dela,ja nos dias de ganhar minha filha iria se chamar Ana Alice mas quando bi essa repórter rapidamente mudei pra Analice.
      Amo de paixão esse nome.

      Excluir
  3. Não gosto deste tipo de nomes que são ou parecem junções de dois nomes.

    ResponderExcluir
  4. Gostei , sempre que pesquisava algo sobre meu nome, só via algo relacionado a Ana e Alice, nunca tinha ele todo . Gostei demais mesmo! 😊

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Analice e amo o meu nome
    Há 66 anos fui registrada com esse lindo nome.

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Analice tbmmm acho lindo, amo muito meu nome!!

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Denilson lindo

    ResponderExcluir
  8. Sou do sul, minha filha nasceu em 2019 e coloquei esse nome nela por conta de existir mas ser "raro" e diferente, e também por ser lindo, claro kkkk agora em 2023 já vi mais algumas Analice's nascendo, mas não acho que um dia será um nome super popular. Acho que sempre haverá poucas Analices <3

    ResponderExcluir